Ciências da Complexidade
Na sequência do curso de Mestrado em Ciências da Complexidade organizado em conjunto pelo DCTI/ISCTE-IUL e pelo DI/FCUL, este Programa Doutoral promove a investigação científica para a compreensão de sistemas complexos, através da acesso de ferramentas de modelização e de simulação computacional e da resolução de problemas complexos com utilização de recursos computacionais. A parte curricular do programa, nos dois primeiros anos é ministrada em língua inglesa e conta com o concurso de professores oriundos de universidades estrangeiras. O Programa Doutoral em Ciências da Complexidade destina-se aos investigadores oriundos de diferentes domínios científicos que se dedicam ao estudo dos fenómenos complexos. Podem candidatar-se licenciados de qualquer domínio científico (ciências sociais ou ciências da vida), de preferência com Mestrado e com disponibilidade para a utilização de ferramentas computacionais para o estudo de sistemas complexos.
Acesso e ingresso
Licenciados com o mínimo de 14 valores nas Bachelors atribuídas ou reconhecidas por um estabelecimento de ensino português e que tenham interesse em adquirir conhecimentos nos domínios da compreensão dos sistemas complexos, das metodologias de modelação e de simulação computacional, bem como da resolução de problemas complexos com recurso a ferramentas computacionais ou que pretendam desenvolver um trabalho de investigação original no domínio das ciências da complexidade.
Excepcionalmente, após apreciação curricular e com fundamento nos processos de selecção a realizar pela Comissão Executiva do Programa Doutoral, poderão ser admitidos à matrícula candidatos com classificação de Bachelor inferior a 14 valores.
Concurso estudante internacional
Com outra Instituição de Ensino Superior
Em associação com o ISCTE-IUL, responsável pela gestão do CE