Educação
a) Demonstrar possuir um conhecimento sistemático numa das áreas das Educação (Análise e Organização de Situações de Educação, Sistemas de Formação, e Organização e Desenvolvimento de Sistemas de Educação) e dominar os modelos, metodologias e técnicas de investigação associados a essa área;
b) Demonstrar capacidade para conceber, projetar e realizar uma investigação significativa e inovadora em Educação;
c) Produzir, através de investigação original, uma contribuição que expanda a fronteira do conhecimento em Educação, e que seja reconhecida pela publicação dos resultados dessa investigação em revistas internacionais com arbitragem científica;
d) Apresentar competências que permitam a sua integração em diferentes contextos profissionais ou académicos como promotores do progresso e detentores de elevada especialização;
e)Comunicar com os seus pares, e com a sociedade em geral sobre a sua área de especialização, e de promover, em contextos académicos e profissionais, o avanço científico, social e cultural numa sociedade baseada no conhecimento.
Integração em equipas e projetos de investigação em Centros de Investigação nacionais e estrangeiros. Docência no Ensino Superior no contexto nacional e internacional. Integração em Equipas de Consultoria no setor público, privado e organismos não governamentais em contextos nacional e internacional.
Acesso e ingresso
Titular do grau de mestre ou equivalente legal; Titular do grau de licenciado detentor de um currículo escolar ou científico especialmente relevante, que seja reconhecido como atestando capacidade para a realização deste ciclo de estudos pelo Conselho Científico da FMH (avaliação curricular de mérito); Detentor de um currículo escolar, científico ou profissional que seja reconhecido como atestando capacidade para a realização deste ciclo de estudos pelo Conselho Científico da FMH (avaliação curricular de mérito).