Psicologia
O programa de doutoramento em Psicologia tem como objetivo oferecer à comunidade académica a possibilidade de uma formação avançada em diversos domínios e aplicações da psicologia. O programa favorece ainda o diálogo e a cooperação com os outros domínios disciplinares, refletindo a flexibilidade temática e metodológica da Psicologia. Ramos de conhecimento e especialidades:
A Universidade de Lisboa, através da Faculdade de Psicologia, confere o grau de doutor no ramo de conhecimento em Psicologia, nas especialidades de Psicologia Clínica e da Saúde; Psicologia da Educação; Psicologia dos Recursos Humanos do Trabalho e das Organizações, Psicologia Social e Cognição Humana.
O Doutoramento em Psicologia dá acesso a profissões como investigador e docente de ensino superior e atividades de coordenação, planeamento e implementação da prática psicológica em diversos contextos profissionais, de acordo com a área de especialidade.
Acesso e ingresso
Podem candidatar-se ao ciclo de estudos conducente ao grau de doutor:
Os titulares do grau de mestre ou equivalente legal em Psicologia;
A título excecional, os titulares de grau de licenciado ou equivalente legal em Psicologia, detentores de um currículo escolar ou científico especialmente relevante que seja reconhecido como atestando capacidade para a realização deste ciclo de estudos pela Comissão Científica e Coordenadora,
ou ainda, e igualmente, a título excecional, os titulares de grau de mestre ou de licenciado ou equivalente legal noutras áreas, detentores de um currículo escolar ou científico especialmente relevante que seja reconhecido como atestando capacidade para a realização deste ciclo de estudos pela Comissão Científica e Coordenadora.