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Projeto de Promoção de Sucesso e de Redução de Abandono no Ensino Superior

Projeto de Promoção de Sucesso e de Redução de Abandono no Ensino Superior

Projeto de Promoção de Sucesso e de Redução de Abandono no Ensino Superior

O Programa de Promoção de Sucesso e Redução de Abandono no Ensino Superior, financiado pela Direção-Geral do Ensino Superior, tem como objetivo estimular o desenvolvimento de mecanismos de apoio à integração académica dos novos estudantes  e à promoção do seu sucesso, pela adoção de práticas inovadoras de ensino e aprendizagem e pelo fortalecimento das práticas de autoaprendizagem e de trabalho em equipa.

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Nesse programa pretende-se garantir um maior sucesso dos estudantes inscritos pela primeira vez no  primeiro ano, pelo que serão considerados como indicadores de resultado a taxa de renovação de  inscrições ao fim desse ano curricular e o aumento do número médio de créditos realizado e bastante ponderadas a implementação de programas de combate ao insucesso e ao abandono através do recurso à figura do tutor e do mentor e os mecanismos de acompanhamento por docentes e por pares.

A proposta da ULisboa, que obteve a pontuação máxima atribuída pelo painel de avaliação, prevê a implementação de um conjunto de 16 ações organizadas em 4 grupos de atuação, a realizar em 2024 visando:

Estudantes

O primeiro grupo de ações é dirigido ao corpo estudantil e visa apoiar o estudante no seu processo de integração no ensino superior, minimizando o risco de insucesso académico e posterior abandono.

Incluem-se neste grupo as seguintes atividades:

  • a promoção de sistemas de mentorado e tutorado;
  • o apoio à integração e adaptação dos estudantes ao Ensino Superior;
  • a criação de equipas de facilitadores de integração nas residências universitárias;
  • o apoio a estudantes com necessidades educativas específicas;
  • o apoio a estudantes oriundos de países de língua oficial portuguesa;
  • a criação de espaços de estudo e de trabalho colaborativo online.

Docentes

O segundo grupo inclui um conjunto de atividades dirigidas ao corpo docente que permitam a adoção de metodologias de ensino eficazes, ativas e inovadoras, de forma a melhorar o processo de ensino-aprendizagem. Incluem-se neste grupo:

  • o lançamento do programa ULTRA – ULisboa na Transformação e Reestruturação das Aprendizagens;
  • ciclos regulares de formação pedagógica para docentes;
  • o Programa de Formação Pedagógica para Docentes em Início de Carreira;
  • o programa de Consultoria Pedagógica;
  • a construção e disponibilização de uma “caixa de ferramentas” pedagógicas;
  • o lançamento de um concurso de projetos de inovação pedagógica.

Ferramentas de Gestão

O terceiro grupo lista as atividades que preveem o desenvolvimento de ferramentas de gestão capazes de facilitar a deteção e a emissão de alertas relacionados com situações de risco de abandono. Neste terceiro grupo inclui-se:

  • a definição e implementação de um conjunto de alertas no sistema de gestão académica Fénix;
  • a aplicação de Ciência de Dados e de algoritmos de Aprendizagem Automática para identificação de perfis de risco e de antecipação de casos de insucesso e abandono;
  • desenvolvimento de ferramentas para a monitorização da carga de trabalho ao longo do semestre.

Boas Práticas

O quarto grupo lista um conjunto de atividades de caráter geral, que tem por principal finalidade a criação de condições para o incremento da partilha de boas práticas entre todas as Escolas da ULisboa.