I Encontro Nacional de Famílias

É inquestionável e importante o papel das famílias na promoção e consolidação dos direitos das pessoas com deficiência intelectual e/ou multideficiência. A inclusão é um processo complexo e de grande exigência para estas pessoas, que requer a existência de agentes facilitadores e, muitas vezes, desbloqueadores de situações problema, sendo que as famílias são de entre estes agentes os que se encontram melhor colocados. De igual modo, quando as famílias não estão devidamente informadas e motivadas podem ser elas próprias obstáculos à consolidação do processo de autonomia que é fundamental no exercício de uma cidadania inclusiva.

Assim, no dia 21 de outubro realiza-se, no Salão Nobre da Reitoria da Universidade de Lisboa, o I Encontro de Famílias que visa:

| Facilitar informação sobre temáticas consideradas prioritárias e/ou relevantes para a generalidade das famílias, atendendo às questões fundamentais que se colocam atualmente ao nível da promoção de práticas inclusivas;
| Mobilizar as famílias para uma participação dinâmica e consequente enquanto agentes de mudança da opinião e poderes públicos sobre o exercício pleno de direitos das pessoas com deficiência;
| Criar bases para a prossecução de processos de partilha de informação e experiência inter-pares.

Salão Nobre da Reitoria da Universidade de Lisboa
Categorias: