Seminário: Sistema Eleitoral Português: Problemas e Soluções

A reforma do sistema eleitoral é algo que tem vindo a ser debatido há largos anos na política portuguesa, como eventual solução para fazer face ao descontentamento dos cidadãos com a política. Existe um consenso partilhado entre as forças políticas sobre a necessidade de reformar o sistema eleitoral mas ainda não se alcançou um acordo sobre como fazê-lo.  As propostas divergem à esquerda e à direita e nem na academia existe um consenso sobre a melhor formar de reformar o sistema eleitoral sem prejudicar a proporcionalidade da representação e os níveis de governabilidade.

Este seminário procura contribuir para uma reflexão sistemática e substantiva do tema, revisitando os estudos mais recentes sobre esta matéria em Portugal e debatendo as propostas e opiniões dos partidos portugueses sobre este tema.

Entrada Livre.

Instituto de Ciências Sociais