Terapia com partículas carregadas: Do tratamento à imagem

Terá lugar no dia 6 de setembro, pelas 14h30, no auditório do CTN, o seminário “Terapia com partículas carregadas: Do tratamento à imagem”, por Marta Ferraz Dias (DKFZ – German Cancer Research Center, Heidelberg, Germany).

Nos últimos anos, tem aumentado o interesse em usar partículas carregadas como protões e iões de carbono no tratamento do cancro, tendo sido submetidos a esta terapia mais de 140 000 pacientes desde 2015. O crescente interesse na terapia com partículas carregadas pode ser explicado através da sua característica curva “depth-dose”. O objetivo deste seminário é fazer uma pequena introdução à terapia com partículas carregadas e dar uma panorâmica dos diferentes métodos de imagiologia propostos para reduzir as incertezas associadas.

Instituto Superior Técnico