Unite!
Investigação e Desenvolvimento

Unite!Widening promove o Workshop “Climate-Neutral and Smart Cities EU Mission”

O projeto Unite!WIDENING iniciado em janeiro de 2024 foi concebido para ser um projeto embebido no ecossistema da Aliança de Universidades Europeias - Unite!

Unite! WIDENING workshop "Climate-Neutral and Smart Cities European EU Mission"

Um dos objetivos específicos deste projeto consiste em fortalecer a competitividade global e a visibilidade internacional das 9 Universidades europeias que integram o projeto, criando massa crítica em áreas-chave como a transição verde, a digitalização e as áreas de Missão do Horizonte Europa. Para identificar as principais áreas de RD&I o projeto analisará políticas e documentos relevantes a nível da UE, como as 5 Missões da UE Horizonte 2030 (em particular Mission Cities, Mission Adaptation e Mission Ocean) entre outros. Esta análise resultará na identificação dos pontos fortes e das necessidades dos países em expansão na transição verde, reforçada pela identificação de áreas de RD&I de interesse para projetos de investigação comuns.

Neste contexto o workshop Climate-Neutral and Smart Cities European Mission decorrerá a 17 de maio em Itália e será acolhido por um dos parceiros do projeto Unite! Widening, o Politécnico de Turim.

“Climate neutral and Smart Cities”  é uma iniciativa ambiciosa da UE que visa criar 100 cidades inteligentes e com impacto neutro no clima até 2030. Estas cidades funcionarão como centros de experimentação e inovação para permitir que todas as cidades europeias sigam o exemplo até 2050. Esta missão da UE é um catalisador de novas formas de colaboração e coordenação que reconhece a importância e a complexidade do desafio da neutralidade climática nos transportes.

O relatório “Investigação e Inovação Orientadas para Missões na União Europeia” identificou a política orientada para missões como o instrumento fundamental para reformular a abordagem da Europa para enfrentar os grandes desafios societais e torná-los mais práticos e sistémicos para que os investimentos em Investigação e Inovação (I&I) possam ajudar a atingir objetivos específicos, direcionados e concretos.

A característica central desta Missão é a implementação de Contratos de Cidades Climáticas por um grupo de cerca de 100 cidades, selecionadas com base em diversos critérios, incluindo a ambição, a preparação e o impacto demonstrados na sua manifestação de interesse. Os contratos estabelecerão planos para as cidades alcançarem a neutralidade climática até 2030 e incluirão um plano de investimento. Embora não sejam juridicamente vinculativos, estes contratos constituirão um compromisso político claro e altamente visível para com a UE, as autoridades nacionais e regionais e os cidadãos.

Paulo Ferrão, Professor Catedrático do Instituto Superior Técnico e Presidente do Centro de Estudos em Políticas de Inovação, Tecnologia e Desenvolvimento – IN+, que integra o Conselho de Missão da UE até 2025, participará neste Workshop em representação do parceiro académico português do projeto Unite! Widening.

Vale a pena recordar que no dia 22 de março, o IST acolheu a conferência Mission Ocean Restore our Ocean and Waters no mesmo contexto.