tese doutoramento co tutela

Tese de Doutoramento em Regime de Cotutela Internacional

A componente de elaboração da tese de doutoramento pode decorrer sob a tutela de duas instituições de ensino superior, mediante convénio específico assinado pelas Instituições de Ensino e pelo estudante, nos termos previstos no Regulamento de Elaboração de Tese de Doutoramento em Regime de Cotutela Internacional da Universidade de Lisboa (ULisboa).

A subscrição do convénio de cotutela internacional pressupõe que o doutorando já superou todas as exigências requeridas no respetivo programa de doutoramento para poder iniciar os trabalhos de elaboração da tese.

Podem solicitar a celebração de convénios de cotutela de tese de doutoramento os doutorandos da ULisboa que estejam em condições de elaborar a sua tese de doutoramento em programas doutorais congéneres da ULisboa e de uma instituição universitária estrangeira sob a orientação de, pelo menos, um professor de cada Universidade.

Neste caso, os doutorandos devem, antes de mais, colocar esta possibilidade ao seu orientador e só depois contactar os Serviços Académicos ou de Pós-Graduação da Escola da ULisboa em que estão inscritos. Sugere-se ainda que consultem, na página da respetiva Escola, as informações referentes aos documentos que devem ser apresentados para iniciar o processo.

Podem ainda solicitar a celebração de convénios para este mesmo efeito os doutorandos de instituições universitárias estrangeiras que pretendam elaborar a sua tese num programa doutoral congénere da ULisboa, nas mesmas circunstâncias.

Para mais informações deve contactar os Serviços Académicos ou de Pós-Graduação da Escola da ULisboa que ministra o programa doutoral que pretende.

Informação Relacionada