Design de Moda

Faculdade de Arquitetura
Ajuda
Objetivos

O curso de Mestrado em Design de Moda visa o desenvolvimento de uma visão pessoal do mundo da moda, por intermédio da consolidação de conhecimentos e de capacidades projetuais, reflexivas, criativas e críticas, num quadro de experimentação e de versatilidade capaz de atender às necessidades atuais e expectáveis dos territórios profissionais. Existem três percursos possíveis de escolha - Comunicação, Empreendedorismo e Comunicação, que vão de encontro às necessidades do mercado, que procura profissionais com perfis diferentes para atuar em diversas áreas do design de moda.

Saídas Profissionais

As perspetivas profissionais podem incluir tornar-se um designer de moda independente, criando uma marca de moda; um designer para a indústria, trabalhando para determinada marca ou atelier, em equipas multidisciplinares; designer consultor na área do empreendedorismo, da comunicação e da sustentabilidade na área da moda.

Observações

Novo ciclo de estudos que irá substituir o Mestrado em funcionamento com a mesma designação.

Concurso nacional de acesso

Provas de Ingresso

Podem candidatar-se ao curso estudantes oriundos de áreas de Design de Moda e afins. As candidaturas seguem o regulamento do 2.º Ciclo de Estudos da FAUL, o Despacho n.º 8631/2020, de 8 setembro, e o DR, 2.ª série n.º 80, 26 de abril de 2016. São realizadas online, no portal Fenix e existem 3 fases de candidatura.

A condição específica para ingressar no Mestrado em Design de Moda (MDM) passa pelo escrutínio da Comissão Científica do curso, que se traduz na avaliação de portefólio, currículo, carta de motivação, certificado de habilitações com a descrição das unidades curriculares que compõem o seu curso de 1.º ciclo e entrevista. A apreciação destes documentos permite identificar quais são os candidatos a admitir e a excluir. Após esta análise, a Comissão Científica do MDM reúne para deliberar e lavrar a ata com os resultados que serão comunicados online aos candidatos pela Secretaria de Graduação.

Grau Académico
Regime