Engenharia do Ambiente

Instituto Superior Técnico
Alameda
Objetivos

O Mestrado em Engenharia do Ambiente tem como objectivo principal formar engenheiros com capacidade para a análise e resolução de problemas ambientais e para a gestão dos recursos naturais. Os alunos são formados numa perspectiva integrada (ecológica, social, económica e tecnológica) para saberem gerir o uso sustentável de recursos como água, solo, ar, ecossistemas e matérias-primas, usando ferramentas de salvaguarda, gestão, prevenção, tratamento e remediação dos problemas.

O ciclo de estudo promove a integração da vertente tecnológica de prevenção e controlo integrado da poluição com a gestão de sistemas ambientais para uma gestão integrada do ambiente e das atividades humanas, de valor acrescentado e reduzidos impactes ambientais negativos. Como actividade transversal, a Engenharia do Ambiente privilegia a interdisciplinaridade, envolvendo conhecimentos e tecnologias diversos e em constante actualização, fornecendo este CE um grande leque de UCs opcionais para cobrir estas necessidades.

Um engenheiro deve possuir a formação necessária para, em face de um problema novo, ser capaz de o analisar, identificar as características relevantes e encontrar as soluções adequadas. É objetivo do Mestrado em Engenharia do

Ambiente dotar cada aluno com competências para:

• se adaptar com facilidade a mudanças tecnológicas;

• adaptar as metodologias existentes a problemas novos;

• compreender os aspetos económicos, sociais e humanos e a sua relação

com os problemas técnicos;

• desenvolver atitudes pessoais, tais como a criatividade, a aprendizagem e atualização permanente, a liderança e integração em trabalho de equipa, as preocupações éticas e comportamentais;

• ter consciência de que as suas escolhas têm um impacto ambiental que necessita de ser avaliado.

Saídas Profissionais

Os Engenheiros do Ambiente do Técnico são profissionais habilitados a trabalhar em agências relacionadas com o Ambiente, ministérios, câmaras municipais, empresas de consultoria, indústria, ensino e investigação, podendo realizar funções como:

• Análise e resolução de problemas ambientais;

• Gestão dos recursos naturais;

• Planeamento e controlo integrado da poluição, incluindo tratamento de resíduos, efluentes e poluentes gasosos;

• Gestão de sistemas ambientais orientada para a resolução de problemas através da otimização do uso do solo e do território, de forma a diminuir a magnitude dos impactes ambientais negativos;

• Consultoria e funções de liderança, chefia e gestão;

• Formação profissional e ensino.

Observações

Novo Ciclo de Estudos que substitui o Mestrado Integrado com a mesma designação.

Concurso nacional de acesso

Propina 1º ano (indicativo)
Propinas restantes (indicativo)

Concurso estudante internacional