Engenharia Física Tecnológica

Instituto Superior Técnico
Alameda
Objetivos

Na tradição da qualidade, atualização e internacionalização do IST, para responder aos desafios societais contemporâneos, o IST lançou em 1984/85 o LEFT. O programa curricular do curso assenta no reconhecimento de que o progresso científico, tecnológico, económico, humano e social se poder realizar através:

• da compreensão dos fundamentos da física e engenharia, que permite: avaliar rapidamente o que necessita ser feito; ser capaz de adquirir as ferramentas necessárias e de as aplicar de forma eficiente;

• do estímulo do desenvolvimento do espírito crítico, rigor da análise, e agilidade de pensamento;

• da imaginação, criatividade, espírito empreendedor e capacidades de gestão para identificar necessidades, encontrar novas soluções, e resolver problemas;

• do desenvolvimento das capacidades de comunicação, de trabalho em equipa, da compreensão das questões globais e atuais, competências, necessárias para trabalhar de forma eficaz com qualquer pessoa, em qualquer lugar.

Saídas Profissionais

A Licenciatura em Engenharia Física Tecnológica (LEFT) tem por objetivo preparar os licenciados para responder aos novos desafios do século XXI, no seguimento das recomendações do Fórum Económico Mundial para a educação (The Future of Jobs, World Economic Forum). O foco da missão do LEFT é capacitar os seus diplomados com a formação necessária para responderem aos desafios científicos, tecnológicos e societais que ocorrem na fronteira do conhecimento, em domínios onde se articulam e potenciam a Física, a Engenharia e Tecnologia.

Assim o LEFT desenvolve um ensino fundamental de qualidade, com uma formação centrada na fluência digital e aptidões nas disciplinas STEM; fomenta uma formação diversificada e socialmente relevante; incentiva uma aprendizagem continuada e estimula o desenvolvimento da criatividade e inovação. As competências adquiridas facilitam a mobilidade do licenciado para o 2º ciclo de Engenharia Física Tecnológica, assim com de outros ciclos de estudo em áreas afins.

Observações

Novo Ciclo de Estudos que substitui o Mestrado Integrado com a mesma designação

Concurso nacional de acesso

Provas de Ingresso