Engenharia de Minas e Recursos Energéticos

Instituto Superior Técnico
Alameda
Objetivos

A transição energética para a neutralidade de carbono e a transformação digital de nossa sociedade requer uma quantidade e diversidade cada vez maior de recursos minerais críticos e energéticos. Os engenheiros enfrentam novos e emocionantes desafios sobre onde e como obter esses recursos, lidando com sua crescente complexidade e elevada incerteza e garantindo sua sustentabilidade em toda a cadeia de valor.

A Licenciatura Engenharia de Minas e Recursos Energéticos prepara os alunos para a gestão de dois recursos – as matérias primas (em particular os recursos minerais críticos) e a energia - que estão na base dos maiores desafios que a sociedade enfrenta atualmente: a transformação para uma economia verde e a transição energética.

O objetivo da Licenciatura em Engenharia de Minas e Recursos Energéticos é fornecer aos alunos uma base sólida em Ciências de Engenharia e da Especialidade, que lhes permita vir a desenvolver competências essenciais, ao nível de Mestrado, nos quatro domínios:

Prospeção de Recursos Minerais. São absolutamente necessárias novas descobertas de recursos minerais estratégicos essenciais para o desenvolvimento e transição da sociedade para uma economia mais verde. Com esta Licenciatura são fornecidos aos alunos novos métodos e tecnologias de prospeção geofísica, geoquímica e geológica para a identificação de novos recursos geológicos.

Tecnologias de Informação e Spatial Data Sciences. O aluno adquire uma forte componente de TIs e de métodos de Spatial Data Sciences - SIGs, Deteção Remota, Geomatemática, Data Science - fundamentais para o exercício da moderna indústria mineira e de energia que assenta nos princípios da digital mining, smart-mining, automação e robótica, real-time mining.

Tecnologias de Exploração de Minas e Pedreiras, Águas Subterrâneas e Recursos Energéticos. O aluno aprende as bases das tecnologias de toda a cadeia de produção da moderna engenharia de minas- Smart Mining-. São também fornecidas aos alunos as valências de gestão e exploração de águas subterrâneas e de recursos geotérmicos.

Ambiente e Gestão Sustentável de Projetos de Extração Mineral. A moderna Engenharia de Minas e Recursos Energéticos exige que todos os projetos de exploração sejam uma mais valia económica e ambiental para todos os stake-holders, em particular para as populações locais onde esses projetos são implementados. Ao aluno são fornecidas bases sólidas para a avaliação e gestão de projetos ambientalmente sustentáveis.

Iremos treinar os alunos para o futuro, fornecendo-lhes os métodos, ferramentas e competências digitais para a engenharia de recursos minerais e energéticos através da teoria, experimentação e computação.

Saídas Profissionais

Os alunos da Licenciatura em Engenharia de Minas e Recursos Energéticos adquirem um background sólido que lhes permite prosseguir os seus estudos em qualquer Mestrado da Escola ou Mestrado internacional.

Concurso nacional de acesso

Provas de Ingresso

Um dos seguintes conjuntos: 02 Biologia e Geologia + 19 Matemática A ou 07 Física e Química + 19 Matemática A

Nota mínima de Candidatura