Gordon Lewis Amidon

Data de atribuição
Foto de Gordon Lewis Amidon
Nota Biográfica

O Professor Gordon L. Amidon licenciou-se na Universidade Estadual de Nova Iorque, Buffalo (1967), e obteve o grau de Mestre em Matemática (1970) e de Doutoramento (1971) pela Universidade de Michigan. De 1971 a 1981, Gordon Amidon foi professor na Universidade de Wisconsin. É conhecido internacionalmente pela sua investigação na área da absorção de medicamentos, fenómenos de transporte, solubilidade e dissolução e pró-fármacos. Publicou extensamente em revistas científicas, com mais de 335 artigos publicados e 370 resumos, 18 patentes nos EUA, mais de 30 capítulos de livros e monografias e co-editor em 8 livros. O Prof. Amidon orientou mais de 80 estudantes de doutoramento e pós-doutoramento com mais de 20 a seguir carreiras académicas.

Recebeu inúmeras distinções, entre outras: vários prémios de melhores artigos e os prémios: Fundadores da Controlled Release Society, Volwiler da Associação Americana de Faculdades de Farmácia e de Distinto Cientista Farmacêutico da Associação Americana de Cientistas Farmacêuticos (AAPS); e ainda o prémio de investigação Alexander von Humboldt e prémio de reconhecimento como membro da Associação para a Promoção da Ciência do Japão.  Recebeu o grau de Doutor Honoris Causa pela Universidade de Uppsala, Suécia e o prémio Scheele da Academia Sueca de Ciências Farmacêuticas.

Organizou e participou em muitos workshops e simpósios internacionais. Desenvolveu o Sistema de Classificação Biogalénica com a FDA que produziu impacto relevante nos padrões de bioequivalência em todo o mundo. É Fellow da AAPS, APhA/APS, e da AAAS. É um membro da Controlled Felease Society, de que foi Presidente em 1994 e da AACP, ACS e AAPS, de que foi presidente em 1998. É actualmente o Editor da Revista Molecular Pharmaceutics.