Outros

Agenda de 2030 para o Desenvolvimento Sustentável em destaque nas Jornadas Científicas da Universidade de Lisboa

A Universidade de Lisboa organizou a primeira edição das Jornadas Científicas, no dia 28 de junho de 2022, que decorreu no Salão Nobre da Reitoria, dedicada ao tema “The 2030 Agenda for Sustainable Development: Embracing Societal, Technological and Environmental Challenges at ULisboa”.

Encontrando-se numa posição privilegiada para uma ampla discussão sobre os desafios da sustentabilidade nas novas fronteiras do conhecimento, a Universidade de Lisboa reuniu nas Jornadas Científicas, convidados e participantes de áreas científicas transversais, que debateram, ao longo do dia, os contributos presentes e futuros da investigação desenvolvida na Universidade de Lisboa para a concretização dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU.

A moderação destes debates esteve a cargo de Manuel Carvalho, Diretor do Jornal Público, Fausto Pinto, Diretor da Faculdade de Medicina e Pedro Magalhães, Instituto de Ciências Sociais, com a abertura desta edição das Jornadas, pelo Reitor da Universidade de Lisboa, Luís Ferreira e pelo Reitor Honorário da Universidade de Lisboa, António Sampaio da Nóvoa. “Estamos empenhados em assegurar a sustentabilidade e resiliência de pessoas, do país e do planeta, através de ciência, tecnologia e inovação. Procuramos um desenvolvimento responsável de compromissos, de contribuir e fazer, em áreas que vão desde a sustentabilidade ambiental do planeta terra, que corre riscos passando pela sustentabilidade social, que precisa de novas abordagens e soluções, até à sustentabilidade, ameaçada, das comunidades.” explica a Vice-Reitora da Universidade de Lisboa, Cecília Rodrigues.

“Estas jornadas científicas constituíram um fórum para conhecer iniciativas, baseadas em evidência e coproduzidas entre as Escolas, os Colégios e as Redes Interdisciplinares da ULisboa, que geram mudanças reais. Concretizámos um espaço seguro para discutir sobre como atingir as metas de sustentabilidade na ULisboa, na cidade, no país e no mundo.”

A Vice-Reitora da Universidade de Lisboa, explica ainda que “Embora se verifiquem progressos rumo aos objetivos do desenvolvimento sustentável, não estamos próximos de garantir um planeta biodiverso, saudável e sustentável. Mas identificámos hoje desafios e prioridades sobre como apostar na qualidade de vida e bem-estar, particularmente nas cidades; aumentar a ambição climática; assegurar a adaptação às alterações climáticas; preservar a nossa biodiversidade única, valorizando os ecossistemas; e implementar verdadeiramente os princípios de uma economia circular. À escala individual, sentimos o apelo para mudar o paradigma de consumo apostando na suficiência e na redução do desperdício; assumir uma mobilidade mais sustentável; investir na eficiência energética; mudar os nossos hábitos alimentares; participar nos processos de decisão e aumentar a pressão sobre os governos, organizações e empresas rumo à sustentabilidade.”.

Durante este evento estiveram em exposição, na Reitoria e online, os e-Posters da investigação desenvolvida na Universidade de Lisboa, submetidos nesta edição das Jornadas e relacionados com as sessões temáticas. Estes e-Posters podem agora ser consultados online (Consulta de e-Posters).

Este evento fomentou o estreitar laços de conhecimento e cooperação dentro da própria Universidade de Lisboa, na sua multiplicidade de áreas do saber, reunindo docentes e investigadores de todas as escolas da ULisboa que, com ela, tendo como foco as suas missões de Educação e Formação, Investigação Científica e Inovação e Abertura e Serviço à Sociedade, promovem o desenvolvimento económico e social.

“Reconhecemos a interdisciplinaridade como primeiro passo para criatividade e inovação na resolução de desafios complexos, respeitando e promovendo, ao mesmo tempo, a comunhão entre todos e a originalidade de cada um.” diz-nos a Vice-Reitora.

Este foi também primeiro evento que reuniu, em exposição, os Colégios e Redes Temáticas Interdisciplinares da Universidade de Lisboa, que apresentaram as mais diversas atividades interdisciplinares e de impacto na sociedade que têm vindo a desenvolver, cruzando experiências e promovendo a partilha de conhecimento.

Outro dos momentos relevantes das Jornadas Científicas foi o lançamento do ULisboa Atlas of Research Units 2022, que reúne a informação sobre as Unidades de Investigação e Desenvolvimento (I&D) da ULisboa e está disponível no site da ULisboa em formato de e-book.

O fecho da Jornadas Científicas de 2022 foi assinalado pela cerimónia de entrega dos Prémios Científicos Universidade de Lisboa/Caixa Geral de Depósitos 2021 na qual foram atribuídos 42 Prémios e Menções Honrosas a Docentes e Investigadores de todas as áreas científicas da Universidade de Lisboa.

As Jornadas Científicas fecharam o Primeiro Ciclo de Jornadas da ULisboa que iniciaram no passado dia 4 de maio com as Jornadas Pedagógicas.