Investigação e Desenvolvimento

Bolsas ERC na ULisboa

A Universidade de Lisboa continua a ter um desempenho de sucesso no panorama nacional, sendo a instituição portuguesa com maior número de bolsas ERC atribuídas.

Bolsas ERC na ULisboa

Foram já 45 as bolsas ERC atribuídas a projetos de investigadores da ULisboa, desde 2007 até 2023, representando 26% do total das bolsas atribuídas a Portugal (no seu total de 175 bolsas atribuídas a projetos em Portugal). A ULisboa é a instituição nacional mais premiada, tendo os projetos no seu conjunto obtido cerca de 75 M€ de financiamento.

Das 45 bolsas ERC, 17 são “starting grants”, 14 “consolidator grants”, 7 “advanced grants”, 6 “proof of concept” e 1 “synergy grant”.

Entre as instituições mais representadas da ULisboa, estão o iMM - Instituto de Medicina Molecular da Faculdade de Medicina - com 21 bolsas, o Instituto Superior Técnico com 7 e o Instituto de Ciências Sociais e a Faculdade de Ciências com 6 cada.

Recentemente foram atribuídas mais duas bolsas. Uma consolidator grant no valor de 1.998.843,00€ a Pedro Sousa-Victor, do Instituto de Medicina Molecular, com o projeto “The Interplay of Aging, Immune Signaling and Stem Cell Function”, que irá analisar as alterações que afetam o sistema imunitário à medida que as pessoas envelhecem. E uma starting grant no valor de 1.499.819,00€ a Catarina Frazão Santos, da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa e do Centro de Ciências do Mar e do Ambiente (MARE), com o projeto “Planning for Sustainable Ocean Use in Antarctica Under Global Environmental Change”, sobre o ordenamento do espaço marinho com o foco na Antártida (assista aqui ao vídeo sobre o projeto).

Fundado em 2007 pela Comissão Europeia, o Conselho Europeu de Investigação (European Research Council, ERC), opera de acordo com os princípios da excelência científica, ciência aberta, autonomia, eficiência, eficácia, transparência, responsabilidade e integridade da investigação assegurada pela Comissão Europeia, sendo uma entidade responsável por financiar investigação científica e tecnológica realizada no seio da União Europeia.

Estas bolsas premeiam a excelência científica, sendo atribuídas a projetos altamente competitivos apresentados por investigadores em fase inicial da carreira ou já mais consolidada, independentemente da sua origem, estando já a trabalhar ou pretendendo uma mudança para a Europa, sendo o único critério de seleção a excelência científica.