Cerimónia da bata branca “é um dia de realização”

Mais de 400 pessoas encheram o Auditório João Lobo Antunes da Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa no passado dia 11 de junho na cerimónia da bata branca.

Foram mais de 350 os estudantes que estiveram na cerimónia da Bata Branca que assinala um patamar importante na formação médica: a transição para os almejados anos clínicos.  A partir daqui, a bata branca que ontem envergaram antes de fazerem o juramento de Hipócrates, vai ser vestida diariamente e com ela vão dar os primeiros passos no contacto com os doentes nas enfermarias, nos consultórios, nos vários serviços do hospital e vão ter a possibilidade de realizar uma série de procedimentos e atos médicos que até agora estavam apenas registados nos livros.

É um dia importante porque é um marco, na vida destes estudantes, que estão a preparar-se para “mudar o mundo”, segundo disse no seu discurso o Diretor da Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa, João Cabral da Fonseca.

Fonte: Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa