Prémios

Equipa de Investigadores Ganha Prémio Inovação Bluepharma/Universidade de Coimbra

Projeto de investigação da Faculdade de Farmácia da Universidade de Lisboa ganhou o prémio inovação Bluepharma/Universidade de Coimbra 2023.

Desta equipa de investigadores faz parte Maria José Umbelino Ferreira, Professora Catedrática da Faculdade de Farmácia da Universidade de Lisboa.

O projeto vencedor, intitulado “BBIT20: first-in-class Inhibitor of the BRCA1/BARD1 Interation”, descreve a atividade anticancerígena de um derivado de um alcaloide indólico (BBIT20), isolado das raízes da planta medicinal Africana Tabernaemontana elegans pelo grupo “Natural Products Chemistry” do iMed.ULisboa, liderado pela Prof. Maria José Umbelino Ferreira.

O alcaloide BBIT20 é o primeiro composto com atividade inibidora do complexo BRCA1-BARD1. A inibição da interação entre estas duas proteínas, envolvidas na reparação do ADN, leva à morte seletiva das células cancerígenas.

O composto é muito ativo em cancros extremamente resistentes, sendo muito promissor no desenvolvimento de novos agentes terapêuticos contra cancros agressivos como o cancro da mama triplo-negativo, do ovário, da próstata e do pâncreas, quer isoladamente quer em combinação com fármacos anticancerígenos existentes na clínica.

Fonte: Faculdade de Farmácia da Universidade de Lisboa