Cultura e Lazer
Prémios

Prémios da 23ª Edição do FATAL 2024

A cerimónia de entrega de Prémios da 23ª Edição do FATAL decorreu no dia 7 de junho, às 17h, no Auditório da Cantina Velha.

Prémios da 23ª Edição do FATAL 2024

Na cerimónia de encerramento do 23.º FATAL - Festival Anual de Teatro Académico de Lisboa foram entregues os três prémios e uma menção honrosa aos Grupos de Teatro Académico distinguidos nesta edição do Festival.

Com o patrocínio da Câmara Municipal de Lisboa, o FATAL concedeu, uma vez mais, dois prémios com vertente pecuniária: o Prémio FATAL e o Prémio FATAL – Cidade de Lisboa. O Prémio FATAL do público foi atribuído ao espetáculo que obteve a classificação mais alta dos espetadores do Festival.

Prémio FATAL 2024 foi atribuído, pelo Júri do festival, ao espetáculo "Parábola" apresentado pelo NNT - Novo Núcleo de Teatro, com texto pelo Novo Núcleo Teatro e Núcleo de Literatura da AEFCT e encenação de Sandra Hung.

Também com o apoio da Câmara Municipal de Lisboa, o Prémio FATAL – Cidade de Lisboa 2024, que consagra o espetáculo mais inovador no Festival, foi atribuído, pelo Júri do festival, ao espetáculo "Processo 8868 Encenação de Zé Paredes", pelo CITAC - Círculo de Iniciação Teatral.

O espetáculo "Bagatela em Lá Menor" pelo GTIST – Grupo de Teatro do Instituto Superior Técnico, com encenação de Gaya de Medeiros, foi distinguido com uma Menção Honrosa, atribuída pelo Júri do Festival.

Prémio FATAL do público foi atribuído à peça "Enquanto Houver Memória", com texto de Júlio Martín da Fonseca e encenação de Dora Bernardo, apresentada pelo GTFUL – Grupo de Teatro dos Funcionários da Universidade de Lisboa.

O júri do FATAL 2024 foi composto por Cláudia Matos em representação da Câmara Municipal de Lisboa, Pedro Goulão, Dramaturgo, Teresa Faria, em representação do Centro de Estudos de TeatroFaculdade de Letras da Universidade de Lisboa, e David Antunes em representação da Escola Superior de Teatro e Cinema do Instituto Politécnico de Lisboa.

Foi em festa que chegou ao fim mais uma edição do FATAL, que decorreu de 16 a 25 de maio de 2024, com uma programação diversificada de espetáculos, tertúlias e atividades para famílias, por vários espaços da universidade e da cidade de Lisboa.

Mais informação em fatal.ulisboa.pt

Fotografias © MEF