Outros

Professor Abegão Pinto eleito vice-presidente da Sociedade Europeia de Glaucoma

O também docente da Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa foi eleito vice-presidente da Sociedade Europeia de Glaucoma .

Durante quatro anos foi secretário geral e na próxima reunião, a acontecer em Bruxelas em 2026, vai assumir a pasta de presidente. Esta “sociedade faz uma transição planeada sem soluços”, e explica também, tratar-se da “principal sociedade desta especialidade -glaucoma- na europa.” Com cerca de mil membros, tem sob a sua alçada todas as sociedades europeias e nacionais e tem como mission stateman “encontrar as melhores soluções para preservar a qualidade de vida dos doentes com glaucoma, dentro de um Serviços de Saúde sustentável”. Referiu ainda que “é uma sociedade muito ativa, responsável pelas guidelines respetivas desta área, gere uma quantidade de task forces que vão desde os streamings às cirurgias e é também responsável pela formação dos internos”.

Eleito na segunda-feira, dia 3, no 16.º congresso, realizado em Dublin na Irlanda, referiu que esta nomeação feita por nomeação do conselho executiva e eleito interpares, o deixou bastante satisfeito, mas muito consciente da responsabilidade que o cargo exige.

Professor de oftalmologia na FMUL e responsável pelo departamento de Glaucoma da ULS de Santa Maria, referiu ainda que Filomena Ribeiro, também professora na FMUL e médica de oftalmologia, é a atual presidente da Sociedade Europeia de Cirurgia Refrativa e Catarata o que significa que a FMUL tem nos seus quadros dois elementos envolvidos em altos cargos de sociedades cientificas europeias o que denota a dedicação e o empenho da clínica universitária de oftalmologia”.

De referir ainda que Abegão Pinto é o mais novo e o primeiro português a exercer o cargo na Sociedade Europeia de Glaucoma, fundada em 1978 por Jules François, Wolfgang Leydhecker e Erik Greve.

Fonte: Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa