Unite!

Rede de Doutoramento Unite!Energy: 12 posições de doutoramento oficialmente abertas!

A rede internacional de Doutoramento “ Unite.Energy ” está a investigar a utilização do hidrogénio para o armazenamento de energia química.

Rede de Doutoramento Unite!Energy

A rede está a ser financiada pela UE durante quatro anos com cerca de 3,2 milhões de euros. O convite à apresentação de candidaturas para as 12 posições de doutoramento da MSCA Unite!Energy, nascida no âmbito da aliança Unite!, está oficialmente aberto.

O prazo de candidatura termina a 6 de junho de 2024 (o concurso para as posições DC6 e DC7 encerra a 31 de maio).

Um problema fundamental da transição energética é o facto de a procura e a produção de energias renováveis não coincidirem suficientemente, nem em termos de tempo nem de localização. A eletricidade pode ser produzida de forma ecológica, por exemplo, através da conversão de energia eólica, hídrica ou solar. No entanto, a energia elétrica produzida desta forma não é normalmente necessária no local. Além disso, a energia deve estar disponível onde é necessária, de forma fiável e independentemente de fatores externos.

Por conseguinte, é essencial armazenar a energia, transportá-la e depois libertá-la novamente noutro local. O hidrogénio é um desses meios de armazenamento. Com a ajuda da eletricidade, a água pode ser dividida em hidrogénio e oxigénio por eletrólise. Se a eletricidade para a eletrólise for proveniente de energias renováveis, este é conhecido como hidrogénio “verde”. O hidrogénio obtido desta forma pode agora ser armazenado e distribuído. No processo inverso, por exemplo numa célula de combustível, o hidrogénio armazenado pode reagir com o oxigénio para converter a energia armazenada no hidrogénio em eletricidade.

Neste contexto, o projeto Unite.Energy, financiado pela MSCA, reúne universidades, empresas e instituições europeias num esforço para aproveitar o hidrogénio como meio de armazenamento de energia química, produzido através de métodos de eletrólise e foto eletrólise de ponta. Este esforço transformador procura reduzir os custos em todos os sectores, desde a produção ao armazenamento e utilização, maximizando simultaneamente a eficiência ambiental. Para além dos avanços tecnológicos, a Unite.Energy aspira a alimentar uma nova geração de investigadores empreendedores, promovendo a integração do hidrogénio no sector da energia através da excelência interdisciplinar.

Para mais informações acerca das candidaturas consulte o site da Unite!