Investigação e Desenvolvimento

Universidade de Lisboa é a instituição mais premiada em Portugal com Bolsas de Investigação ERC

Desde 2007, altura em que as bolsas de investigação ERC foram criadas, até à data, a Universidade de Lisboa tem tido um desempenho de excelência no panorama nacional sendo a instituição portuguesa com maior número de bolsas atribuídas.

Foram 37 bolsas ERC atribuídas a projetos de investigação da ULisboa, desde 2007 até 2022, representando 25% do total das bolsas atribuídas a Portugal (no seu total de 147 bolsas atribuídas a projetos em Portugal) e tornando-a na instituição nacional mais premiada, tendo os projetos obtido cerca de 62 M€ de financiamento.

Das 37 bolsas ERC, 14 são “starting grants”, 11 “consolidator grants”, 6 “advanced grants”, 5 “proof of concept” e 1 “synergy grant”.

Entre as instituições mais representadas da ULisboa, estão o IMM - Instituto de Medicina Molecular da Faculdade de Medicina com 17 bolsas, o Instituto Superior Técnico com 7 e o Instituto de Ciências Sociais com 5.

Fundado em 2007 pela Comissão Europeia, o Conselho Europeu de Investigação (European Research Council, ERC), opera de acordo com os princípios da excelência científica, ciência aberta, autonomia, eficiência, eficácia, transparência, responsabilidade e integridade da investigação assegurada pela Comissão Europeia, sendo uma entidade responsável por financiar investigações científicas e tecnológicas realizadas no seio da União Europeia.

Estas bolsas premeiam a excelência científica, sendo atribuídas a projetos altamente competitivos apresentados por investigadores em fase inicial da carreira ou já mais consolidada, independentemente da sua origem, estando já a trabalhar ou pretendendo uma mudança para a Europa, sendo o único critério de seleção a excelência científica.

Aceda aqui ao Relatório acerca das Bolsas ERC atribuídas à ULisboa (2007-2022)

Saiba mais

sobre a Investigação feita na Universidade de Lisboa nas Jornadas Científicas da Universidade de Lisboa que decorrem a 28 de junho de 2022, na Reitoria, sob o tema “The 2030 Agenda for Sustainable Development: Embracing Societal, Technological and Environmental Challenges at ULisboa”.