Pedagogical Training for Professors
Universidade de Lisboa (ULisboa), aware of the need to make opportunities for pedagogical discussion and training for its professors available, promotes training sessions with the purpose of developing pedagogical knowledge and skills.
Contacts
Linfelong Training Unit
Universidade de Lisboa Rectory Building
Alameda da Universidade, 1649-004 Lisboa
tel.: +351 210 170 117 | +351 217 967 624 (Ext.: 19118)
email: formacao_docentes@reitoria.ulisboa.pt
Entre janeiro e fevereiro de 2025, a ULisboa disponibiliza diversas ações de formação destinada aos seus Docentes e Investigadores.
1. Perturbação de Hiperatividade e Défice de Atenção no Ensino Superior - Como Intervir
Esta ação é dirigida a todos aqueles que frequentaram a ação previa sobre a Perturbação de Hiperatividade e Défice de Atenção (PHDA). Nessa primeira ação centramo-nos na compreensão desta condição de perturbação do neurodesenvolvimento.
Nesta segunda ação iremos desenvolver a componente da intervenção no ensino superior. A ação é dirigida à reflexão sobre o impacto da PHDA no quotidiano de um estudante universitário e nas estratégias de ação e intervenção que poderão ser necessárias e eficazes para estes estudantes. A ação tem natureza teórico-prática e, nesse sentido, é presencial.
- Calendarização: 16 de janeiro de 2025
- Horário: 10h00-12h30
- Modalidade: Presencial
- N.º Horas de Formação: 2h30
- N.º Máximo de Participantes: 30
- Língua de Ensino: Português
- Requisitos: Ter frequentado a 1.ª ação de formação sobre PHDA
- Formadora: Ana Rodrigues
2. Dar Aulas a Estudantes com Deficiência Visual no Ensino Superior
Esta breve ação de sensibilização visa principal aumentar o conhecimento de docentes e não docentes, sobre a deficiência visual.
Muitas pessoas ficam na dúvida se usar óculos é ou não uma deficiência visual. De uma forma simples, só se considera que as pessoas têm uma deficiência visual quando mesmo com correção (óculos ou lentes de contacto) as dificuldades em ver subsistem. Nesta formação, será definida a deficiência visual, os diferentes tipos e graus e o seu impacto na aprendizagem.
- Calendarização: 16 de janeiro de 2025
- Horário: 17h00-19h00
- Modalidade: Remota [Zoom]
- N.º Horas de Formação: 2h
- N.º Máximo de Participantes: Sem limite
- Língua de Ensino: Português
- Requisitos: Não se aplica
- Formadora: Cristina Espadinha
3. Literacia Psicológica
O Workshop sobre Literacia em Psicologia tem como objetivo introduzir os principais conceitos relacionados com a Psicologia e com a Saúde Mental no contexto do Ensino Superior. Face às necessidades identificadas nos públicos-alvo do Ensino Superior, existe uma natural preocupação de criar uma linguagem comum, que permita levar aos vários grupos de intervenientes no Ensino Superior as ideias, os princípios e as principais ferramentas que as instituições de Ensino Superior dispõem para responder a estas necessidades.
Assim, para além dos principais conceitos, irão ser abordadas as características dos/as atuais estudantes do Ensino Superior, quais os objetivos das Instituições de Ensino Superior e como se pode efetivar uma total integração positiva dos vários públicos na Academia.
Será privilegiada uma metodologia ativa de discussão, complementada com recursos teóricos relevantes.
- Calendarização: 17 de janeiro de 2025
- Horário: 10h00-13h00
- Modalidade: Remota [Zoom]
- N.º Horas de Formação: 3h
- N.º Máximo de Participantes: 40
- Língua de Ensino: Português
- Requisitos: Não se aplica
- Formadores: Luís Filipe e Célia Figueira
4. Challenge-Based Learning
Esta é uma formação que tem como objetivo apresentar o conceito de Challenge Based Learning (CBL), enquadrando as suas principais vantagens e formas de implementação no contexto académico enquanto metodologia estruturante e útil na prossecução de abordagens ativas de ensino.
- Calendarização: 21 de janeiro de 2025
- Horário: 17h00-20h00
- Modalidade: Remota [Zoom]
- N.º Horas de Formação: 3h
- N.º Máximo de Participantes: 40
- Língua de Ensino: Português
- Requisitos: Não se aplica
- Formadora: Rita Tomé
5. Moodle Inicial
O Workshop foi concebido para promover competências básicas de utilização da plataforma Moodle, em contextos de ensino e formação, para organizar e estruturar espaços de suporte online a unidades curriculares.
- Calendarização: 27 de janeiro de 2025
- Horário: 10h00-13h00
- Modalidade: Remota [Zoom]
- N.º Horas de Formação: 3h
- N.º Máximo de Participantes: 50
- Língua de Ensino: Português
- Formadores: João Piedade e Nuno Dorotea
6. O Futuro das Universidades: novas competências para os estudantes e novos desafios para os docentes
Esta formação tem como objetivo apresentar o conceito de futuro do trabalho, fazendo o seu devido enquadramento histórico e elencando as suas principais tendências, com especial enfoque nas suas implicações no contexto do ensino superior. A partir desta introdução será possível, então, compreender quais as principais competências que os docentes universitários deverão incentivar os seus estudantes a desenvolver para dar resposta às profundas mudanças a ocorrer no mercado de trabalho, bem como os principais desafios sobre os quais deverão refletir relativamente ao que é esperado das universidades e do ensino do futuro.
- Calendarização: 28 de janeiro de 2025
- Horário: 17h00-20h00
- Modalidade: Remota [Zoom]
- N.º Horas de Formação: 3h
- N.º Máximo de Participantes: 40
- Língua de Ensino: Português
- Requisitos: Não se aplica
- Formadora: Rita Tomé
7. Lidar com Necessidades Educativas Específicas em Sala de Aula
O Workshop sobre como “Lidar com Necessidades Educativas Específicas no Ensino Superior” tem como objetivo introduzir os principais conceitos das Necessidades Educativas Específicas e elencar as respostas atuais no Ensino Superior.
Pretende-se explorar os motivos que levam ao cuidado com a integração de estudantes com condições específicas. Segue-se uma análise dos principais apoios prestados, enquadrando-os na realidade das Instituições de Ensino Superior. Distinguir-se-ão as principais tipologias de Necessidades Específicas apontando as principais medidas de inclusão, abordando-se ainda a necessidade de definir um compromisso tripartido entre instituição, docentes e discentes.
Será privilegiada uma metodologia ativa de discussão, complementada com recursos teóricos relevantes.
- Calendarização: 29 de janeiro de 2025
- Horário: 10h00-13h00
- Modalidade: Remota
- N.º Horas de Formação: 3h
- N.º Máximo de Participantes: 40
- Língua de Ensino: Português
- Requisitos: Não se aplica
- Formadores: Luís Filipe e Célia Figueira
8. Moodle Intermédio
O Workshop foi concebido para promover competências mais avançadas de utilização da plataforma Moodle, em contextos de ensino e formação, nomeadamente através da exploração de ferramentas de comunicação síncrona e assíncrona, criação de inquéritos e questionários, gestão de trabalhos e gestão de notas.
- Calendarização: 3 de fevereiro de 2025
- Horário: 10h00-13h00
- Modalidade: Remota [Zoom]
- N.º Horas de Formação: 3h
- N.º Máximo de Participantes: 50
- Língua de Ensino: Português
- Formadores: João Piedade e Nuno Dorotea
9. Diversidade Estudantil e Sucesso Académico
A diversidade estudantil, no que respeita a origens socioeconómicas, etárias e culturais dos alunos, tem acompanhado o crescimento do número de estudantes que frequentam o ensino superior. Nesta formação, pretendemos caracterizar a diversidade estudantil e explorar as respetivas implicações nas motivações e expectativas dos estudantes face à formação académica, tendo por base resultados de investigação sobre o caso português. Deste modo, promove-se a reflexão sobre estratégias docentes e organizacionais que favoreçam o envolvimento estudantil, criando condições mais propícias para que todas e todos alcancem o sucesso académico.
- Calendarização: 3 e 4 de fevereiro de 2025
- Horário: 10h00-13h00
- Modalidade: Presencial
- N.º Horas de Formação: 6h
- N.º Máximo de Participantes: 20
- Língua de Ensino: Português
- Requisitos: Computador portátil, bloco de notas e material de escrita
- Formadoras: Mariana Gaio Alves, Carolina Carvalho e Benedita Portugal e Melo
10. IA Aplicada ao Ensino Superior: Potencialidades, Desafios e Práticas de Interação
No atual panorama do ensino superior, a inteligência artificial (IA) está a emergir como uma força transformadora que desafia e redefine práticas pedagógicas tradicionais. Ferramentas de IA, como os chatbots e modelos de linguagem avançados, estão a ser cada vez mais integradas nas instituições educativas, facilitando tanto o processo de ensino como a personalização da aprendizagem. Contudo, esta evolução traz consigo questões complexas que requerem uma compreensão crítica e uma abordagem informada para que o potencial da IA seja maximizado de forma ética e responsável.
Este workshop destina-se a docentes e investigadores que pretendam explorar o papel da IA no contexto educativo, com um foco específico na “engenharia da prompt” – uma competência essencial para interagir eficazmente com sistemas de IA. Para além de desenvolver competências técnicas, este workshop visa fomentar a reflexão sobre as implicações éticas e pedagógicas do uso da IA, promovendo práticas que não só melhorem os processos de ensino-aprendizagem, mas que também valorizem o pensamento crítico e a responsabilidade social no uso de tecnologias emergentes.
- Calendarização:
- 03 de fevereiro (15h00 - 16h30) – Presencial
- 17 de fevereiro (15h00 - 16h30) – Remota [Zoom]
- 10 de março (15h00 - 16h30) – Remota [Zoom]
- 07 de abril (15h00 - 16h30) – Presencial
- Modalidade: Remota [Zoom] e Presencial
- N.º Horas de Formação: 6h
- N.º Máximo de Participantes: 25
- Língua de Ensino: Português
- Requisitos: Computador portátil
- Formador: Luís Tinoca
11. Moodle Avançado (Testes)
O Workshop foi concebido para promover competências mais avançadas de utilização da plataforma Moodle, em contextos de ensino e formação, nomeadamente através da exploração de ferramentas de comunicação síncrona e assíncrona, criação de inquéritos e questionários, gestão de trabalhos e gestão de notas.
- Calendarização: 10 de fevereiro de 2025
- Horário: 10h00-13h00
- Modalidade: Remota [Zoom]
- N.º Horas de Formação: 3h
- N.º Máximo de Participantes: 50
- Língua de Ensino: Português
- Formadores: João Piedade e Nuno Dorotea
12. Geração de Imagens com IA para Fins Pedagógicos
Esta ação será conduzida por uma Formadora Pedagógica, Sofia Sá, e um Programador, Prompt designer e especialista em Imagens geradas com IA, Mário Lúcio.
Abordará os princípios fundamentais da IA generativa de imagens e proporcionará a utilização prática de plataformas de Inteligência Artificial (IA) para a criação de imagens com fins pedagógicos. Os participantes explorarão diferentes plataformas, inicialmente de forma guiada e posteriormente de forma autónoma, para criar conteúdos visuais para as suas Unidades Curriculares. Será dado enfoque à otimização dos resultados através do desenvolvimento de prompts precisos, garantindo um resultado mais relevante para cada um/a dos/as docentes. Descrição elaborada com assistência da IA ChatGPT.
Objetivos
- Descrever os princípios do funcionamento de IA generativa de imagens
- Distinguir modelo generativo de plataformas de IA
- Reconhecer 3 vieses e desvios da criação de imagens com IA
- Descrever 3 usos pedagógicos de imagens criadas com IA
- Criar imagens para uso pedagógico com IA
- Utilizar Prompts estruturados
Programa
- Funcionamento de IA generativa de imagens
- Modelos generativos e IA de imagens
- Alucinações e vieses em IA
- Uso Pedagógico de imagens de IA
- IA de imagens na prática
- Estrutura de um Prompt complexo
Metodologia
A ação decorrerá numa única sessão síncrona, ministrada em formato interativo e utilizando metodologias ativas para guiar os/as docentes na criação de imagens com complexidade crescente.
- Calendarização: 12 de fevereiro de 2025
- Horário: 14h00-17h00
- Modalidade: Remota [Zoom]
- N.º Horas de Formação: 3h
- N.º Máximo de Participantes: 25
- Língua de Ensino: Português
- Requisitos: Computador portátil
- Formadores: Sofia Sá e Mário Lúcio
13. Observação de Aulas entre Pares: Partilha de Práticas, Feedback e Aprendizagem Profissional
A prática pedagógica e os saberes docentes podem ser melhorados através da observação de aulas entre pares, quer a partir do feedback recebido pelo observado, mas também a partir da atividade como observador. A observação de aulas entre pares, o feedback e a reflexão constituem práticas indutoras de desenvolvimento profissional docente.
Nesta formação procuraremos:
- Analisar práticas de observação entre pares, considerando diferentes dimensões, processos e estratégias de observação;
- Analisar tipos e funções do feedback sobre a prática pedagógica observada.
- Calendarização: 13 e 14 de fevereiro de 2025
- Horário: 10h00-12h30
- Modalidade: Presencial
- N.º Horas de Formação: 5h
- N.º Máximo de Participantes: 20
- Língua de Ensino: Português
- Requisitos: Computador portátil
- Formadora: Joana Viana
Inscrições
Formações janeiro 2025
As inscrições para as formações Unite! já se encontram a decorrer.
As inscrições para as formações ULisboa decorrerão de 06 a 10 de janeiro de 2025.
Formações fevereiro 2025
As inscrições para as formações ULisboa decorrerão de 20 a 24 de janeiro de 2025.
1. Perturbação de Hiperatividade e Défice de Atenção no Jovem Adulto – Intervenção Psicossocial no Ensino Universitário
Esta breve ação de sensibilização tem como objetivo principal aumentar o conhecimento, de docentes e não docentes, sobre a PHDA.
A PHDA é uma perturbação do Neurodesenvolvimento e, como tal, uma condição de natureza crónica que se expressa ao longo da vida em diferentes comportamentos e com um impacto que é, frequentemente, crescente.
Ainda que persista a ideia de que a PHDA é “coisa da infância” esta ideia é um mito que importa contrariar através de ações de formação. Assim, parte desta ação será dedicada a melhor compreender o que é a PHDA, como se expressa na idade adulta e que impacto tem na vida do jovem adulto, com ênfase de sua vida universitária.
Organizámos uma ação com um componente teórica inicial sobre a PHDA e depois com uma componente aplicativa sobre medidas psicossociais (pedagógicas, acomodações, intervenção por pares e tutorias) adequadas a uma melhoria da qualidade da vida académica destes estudantes e consequente da sua vida em geral.
- Calendarização: 12 de novembro
- Horário: 16h00 - 18h00
- Modalidade: Remota [Zoom]
- N.º Horas de Formação: 2h
- N.º Máximo de Participantes: Sem limite
- Língua de Ensino: Português
- Requisitos: Não se aplica
- Formadora: Ana Rodrigues
2. Challenge-Based Learning
Esta é uma formação que tem como objetivo apresentar o conceito de Challenge Based Learning (CBL), enquadrando as suas principais vantagens e formas de implementação no contexto académico enquanto metodologia estruturante e útil na prossecução de abordagens ativas de ensino.
- Calendarização: 14 de novembro
- Horário: 09h30 - 12h30
- Modalidade: Remota [Zoom]
- N.º Horas de Formação: 3h
- N.º Máximo de Participantes: 40
- Língua de Ensino: Português
- Requisitos: Não se aplica
- Formadora: Rita Tomé
3. Literacia Psicológica
O Workshop sobre Literacia em Psicologia tem como objetivo introduzir os principais conceitos relacionados com a Psicologia e com a Saúde Mental no contexto do Ensino Superior. Face às necessidades identificadas nos públicos-alvo do Ensino Superior, existe uma natural preocupação de criar uma linguagem comum, que permita levar aos vários grupos de intervenientes no Ensino Superior as ideias, os princípios e as principais ferramentas que as instituições de Ensino Superior dispõem para responder a estas necessidades.
Assim, para além dos principais conceitos, irão ser abordadas as características dos/as atuais estudantes do Ensino Superior, quais os objetivos das Instituições de Ensino Superior e como se pode efetivar uma total integração positiva dos vários públicos na Academia.
- Calendarização: 18 de novembro
- Horário: 10h00 - 13h00
- Modalidade: Remota [Zoom]
- N.º Horas de Formação: 3h
- N.º Máximo de Participantes: 20
- Língua de Ensino: Português
- Requisitos: Não se aplica
- Formadores: Luís Filipe e Célia Figueira, Psicólogos do Gabinete de Apoio ao Estudante da Faculdade de Psicologia e do Instituto da Educação da Universidade de Lisboa. Especialistas, com mais de 18 anos em intervenção no Ensino Superior.
4. Gamificação na Sala de Aula
Esta formação tem como objetivo apresentar as principais tendências e vantagens de implementação de estratégias de gamificação em práticas pedagógicas no ensino superior, dando exemplos concretos e apontando possíveis estratégias para a sua incorporação no contexto de sala de aula.
- Calendarização: 19 de novembro
- Horário: 15h00 - 18h00
- Modalidade: Presencial
- N.º Horas de Formação: 3h
- N.º Máximo de Participantes: 30
- Língua de Ensino: Português
- Requisitos: Não se aplica
- Formadora: Rita Tomé
5. Welcome Mentimeter
O Mentimeter é uma das plataformas de interação mais intuitivas que podemos utilizar quer em ensino presencial, remoto ou híbrido. A sua configuração, ainda assim, revela-se pontualmente desafiante e existem truques para facilitar o trabalho dos/as docentes que a queiram utilizar. Neste workshop, aprenderemos a criar apresentações dentro do Mentimeter, a criar diferentes tipos de slides e a selecionar as configurações mais adequadas aos objetivos pedagógicos.
- Calendarização: 20 de novembro
- Horário: 09h15 - 10h45
- Modalidade: Presencial
- N.º Horas de Formação: 1h30
- N.º Máximo de Participantes: 30
- Língua de Ensino: Português
- Requisitos:
- Computador Portátil;
- Os participantes terão de ter já efetuado com sucesso o acesso à conta do Mentimeter PRO através da autenticação centralizada. Não será possível frequentar a ação sem este primeiro acesso à conta.
- Formadora: Sofia Sá
6. Welcome Mentimeter
O Mentimeter é uma das plataformas de interação mais intuitivas que podemos utilizar quer em ensino presencial, remoto ou híbrido. A sua configuração, ainda assim, revela-se pontualmente desafiante e existem truques para facilitar o trabalho dos/as docentes que a queiram utilizar. Neste workshop, aprenderemos a criar apresentações dentro do Mentimeter, a criar diferentes tipos de slides e a selecionar as configurações mais adequadas aos objetivos pedagógicos.
- Calendarização: 20 de novembro
- Horário: 11h00 - 12h30
- Modalidade: Presencial
- N.º Horas de Formação: 1h30
- N.º Máximo de Participantes: 30
- Língua de Ensino: Português
- Requisitos:
- Computador Portátil;
- Os participantes terão de ter já efetuado com sucesso o acesso à conta do Mentimeter PRO através da autenticação centralizada. Não será possível frequentar a ação sem este primeiro acesso à conta.
- Formadora: Sofia Sá
7. Welcome Mentimeter
O Mentimeter é uma das plataformas de interação mais intuitivas que podemos utilizar quer em ensino presencial, remoto ou híbrido. A sua configuração, ainda assim, revela-se pontualmente desafiante e existem truques para facilitar o trabalho dos/as docentes que a queiram utilizar. Neste workshop, aprenderemos a criar apresentações dentro do Mentimeter, a criar diferentes tipos de slides e a selecionar as configurações mais adequadas aos objetivos pedagógicos.
- Calendarização: 20 de novembro
- Horário: 13h30 - 15h00
- Modalidade: Remota
- N.º Horas de Formação: 1h30
- N.º Máximo de Participantes: 50
- Língua de Ensino: Português
- Requisitos:
- Computador Portátil;
- Os participantes terão de ter já efetuado com sucesso o acesso à conta do Mentimeter PRO através da autenticação centralizada. Não será possível frequentar a ação sem este primeiro acesso à conta.
- Formadora: Sofia Sá
8. Quando o Autismo vai para a Universidade
São cada vez mais o número de pessoas com deficiência que se candidatam ao Ensino Superior. Uma percentagem destas pessoas enquadra-se no Espectro do Autismo. Se algumas destas pessoas já foram diagnosticadas anteriormente, ainda assim, os docentes universitários referem a necessidade de serem ajudados a compreender este seu perfil de funcionamento e de como interagir. Esta formação pretende ajudar a ter uma visão mais abrangente e esclarecedora do espectro do autismo e de como implementar algumas estratégias em contexto de sala de aula com estes alunos.
- Calendarização: 22 de novembro
- Horário: 09h00 - 11h00
- Modalidade: Remota
- N.º Horas de Formação: 2h
- N.º Máximo de Participantes: Sem limite
- Língua de Ensino: Português
- Requisitos: Não se aplica
- Formador: Pedro Rodrigues
9. Dislexia - Do Conceito à Inclusão
Dislexia é um termo utilizado há mais de cem anos e, de um modo muito simples, refere-se a uma dificuldade em aprender a ler manifestada por crianças, jovens e adultos que têm uma inteligência normal, que têm motivação para aprender a ler e que estão expostos a adequadas instruções de leitura.
Existem cada vez mais evidências de que a dislexia é uma perturbação do neurodesenvolvimento, que tem as suas origens numa alteração funcional na biologia do cérebro. No entanto, é necessário ter em consideração que esta faceta neurobiológica da dislexia se manifesta em alterações em alguns processos cognitivos e, consequentemente, no modo de aprender.
Tendo em consideração o exposto, os objetivos da presente formação estão orientados, em primeiro lugar, para a compreensão do que é a Dislexia, tanto no que se refere ao que ela é, como na abordagem de algumas conceções erradas. De seguida, é nossa preocupação abordar a identificação dos alunos com Dislexia e suas características. Um terceiro propósito é o de apresentar algumas sugestões e estratégias que devem ser tidas em consideração quando estamos perante alunos com dislexia.
- Calendarização: 27 de novembro
- Horário: 10h00 - 12h00
- Modalidade: Remota
- N.º Horas de Formação: 2h
- N.º Máximo de Participantes: Sem limite
- Língua de Ensino: Português
- Requisitos: Não se aplica
- Formador: Vítor Cruz
10. O Futuro das Universidades: novas competências para os alunos e novos desafios para os docentes
Esta formação tem como objetivo apresentar o conceito de futuro do trabalho, fazendo o seu devido enquadramento histórico e elencando as suas principais tendências, com especial enfoque nas suas implicações no contexto do ensino superior. A partir desta introdução será possível, então, compreender quais as principais competências que os docentes universitários deverão incentivar os seus alunos a desenvolver para dar resposta às profundas mudanças a ocorrer no mercado de trabalho, bem como os principais desafios sobre os quais deverão refletir relativamente ao que é esperado das universidades e do ensino do futuro.
- Calendarização: 05 de dezembro
- Horário: 09h30 - 11h30
- Modalidade: Remota
- N.º Horas de Formação: 2h
- N.º Máximo de Participantes: 40
- Língua de Ensino: Português
- Requisitos: Não se aplica
- Formadora: Rita Tomé
11. Lidar com Necessidades Educativas Específicas em Sala de Aula
O Workshop sobre como “Lidar com Necessidades Educativas Específicas em sala de aula” tem como objetivo introduzir os principais conceitos das Necessidades Educativas Específicas e elencar as respostas atuais no Ensino Superior.
Em primeiro lugar, pretende-se abordar os motivos para o apoio prestado, enquadrando-os na realidade das Instituições de Ensino Superior. Em segundo lugar, abordar-se-ão as principais Necessidades, elencando as suas características e impacto na aprendizagem. Por fim, analisar-se-ão as principais e possíveis medidas de inclusão em sala de aula.
No final, haverá um espaço para esclarecimento de dúvidas, que podem contribuir para a construção de um ambiente académico mais inclusivo e abrangente.
- Calendarização: 06 de dezembro
- Horário: 10h00 - 13h00
- Modalidade: Remota
- N.º Horas de Formação: 3h
- N.º Máximo de Participantes: 20
- Língua de Ensino: Português
- Requisitos: Não se aplica
- Formadores: Luís Filipe e Célia Figueira, Psicólogos do Gabinete de Apoio ao Estudante da Faculdade de Psicologia e do Instituto da Educação da Universidade de Lisboa. Especialistas, com mais de 18 anos em intervenção no Ensino Superior.
12. Educação para o Empreendedorismo
Esta é uma formação que pretende fazer um enquadramento histórico ao ensino de empreendedorismo e à sua importância no contexto atual de mudança de paradigma nas Instituições de Ensino Superior. Pretende capacitar os formandos para as metodologias estruturantes no desenvolvimento de ideias de negócio inovadoras e como podem os docentes incorporá-las nas suas práticas pedagógicas, mas também para a visão do empreendedorismo enquanto competência fundamental e potenciadora da empregabilidade dos alunos.
- Calendarização: 10 de dezembro
- Horário: 15h00 - 18h00
- Modalidade: Presencial
- N.º Horas de Formação: 3h
- N.º Máximo de Participantes: 30
- Língua de Ensino: Português
- Requisitos: Não se aplica
- Formadora: Rita Tomé
As inscrições na 2.ª edição de 2024 do programa de Formação Pedagógica para Docentes da ULisboa estão abertas até ao dia 19 de junho de 2024 e destinam-se a todos os Docentes e Investigadores da ULisboa.
Cientes da importância da participação dos Docentes e Investigadores da ULisboa nestas ações de formação, e atendendo à elevada e crescente procura que têm conhecido, a inscrição nas ações de formação foi limitada a um máximo de 3 opções.
- Escrita Académica no Ensino Superior
A disponibilizar brevemente.
- Calendarização: 24 e 28 de junho
- Horário: 10h00-12h30
- N.º de vagas: 20
- Modalidade de ensino: presencial
- Requisitos: computador portátil
- Frequência: gratuita
- Horas de Formação: 5 horas
- Formador: Jorge Ramos do Ó
- Perturbação de Hiperatividade e Défice de Atenção (PHDA) no Jovem Adulto. Intervenção Psicossocial no Ensino Superior
Esta breve ação de sensibilização tem como objetivo principal aumentar o conhecimento de docentes e não docentes, sobre a PHDA.
A PHDA é uma perturbação do Neurodesenvolvimento e como tal uma condição de natureza crónica que se expressa ao longo da vida em diferentes comportamentos e com um impacto que é, frequentemente, crescente.
Ainda que persista a ideia de que a PHDA é “coisa da infância” esta ideia é um mito que importa contrariar através de ações de formação. Assim, parte desta ação será dedicada a melhor compreender o que é a PHDA, como se expressa na idade adulta e que impacto tem na vida do jovem adulto com ênfase de sua vida universitária.
Organizámos uma ação com um componente teórica inicial sobre a PHDA e depois com uma componente aplicativa sobre medidas psicossociais (pedagógicas, acomodações, intervenção por pares e tutorias) adequadas a uma melhoria da qualidade da vida académica destes estudantes e consequente da sua vida em geral.
- Calendarização: 27 de junho
- Horário: 14h00-16h00
- N.º de vagas: sem limite
- Modalidade de ensino: remota
- Requisitos: computador portátil
- Frequência: gratuita
- Horas de Formação: 2 horas
- Formadora: Ana Rodrigues
- Imagens com IA
Neste workshop vamos explorar como usar a inteligência artificial - mais especificamente o Copilot - para criar imagens para as nossas unidades curriculares, aumentando o impacto visual dos nossos materiais.
1.ª Data:
- Calendarização: 01 de julho
- Horário: 10h00-12h00
- N.º de vagas: 30
- Modalidade de ensino: presencial
- Requisitos: computador portátil
- Frequência: gratuita
- Horas de Formação: 2 horas
- Formadora: Sofia Sá
2.ª Data:
- Calendarização: 11 de julho
- Horário: 14h00-16h00
- N.º de vagas: 25
- Modalidade de ensino: remota
- Requisitos: computador portátil
- Frequência: gratuita
- Horas de Formação: 2 horas
- Formadora: Sofia Sá
- ChatGPT e Active Learning
A inteligência artificial é já uma realidade para a sociedade e para os/as estudantes e docentes da ULisboa. As preocupações com a sua utilização no Ensino Superior são de vária ordem.
Neste workshop vamos utilizar o ChatGPT na preparação e implementação de diversos momentos ativos nas nossas Unidades Curriculares.
- Calendarização: 01 de julho
- Horário: 14h00-16h30
- N.º de vagas: 30
- Modalidade de ensino: presencial
- Requisitos: computador portátil
- Frequência: gratuita
- Horas de Formação: 2 horas e 30 minutos
- Formadora: Sofia Sá
- Diversidade, Envolvimento Estudantil e Sucesso Académico
Os estudantes do ensino superior têm vindo a aumentar, tornando-se, ao mesmo tempo, cada vez mais diversos em termos de origens socioeconómicas, etárias e culturais. Tal resulta numa pluralidade de motivações e expectativas dos estudantes relativamente á formação académica. Neste cenário, importa desenhar estratégias que promovam o envolvimento estudantil criando condições mais favoráveis para que todos e todas alcancem o sucesso académico.
- Calendarização: 03 e 04 de julho
- Horário: 10h00-12h30
- N.º de vagas: 20
- Modalidade de ensino: presencial
- Requisitos: computador portátil
- Frequência: gratuita
- Horas de Formação: 5 horas
- Formadores: Mariana Gaio Alves, Carolina Carvalho e Benedita Portugal e Melo
- Dislexia - Do Conceito à Inclusão
Dislexia é um termo utilizado há mais de cem anos e, de um modo muito simples, refere-se a uma dificuldade em aprender a ler manifestada por crianças, jovens e adultos que têm uma inteligência normal, que têm motivação para aprender a ler e que estão expostos a adequadas instruções de leitura.
Existem cada vez mais evidências de que a dislexia é uma perturbação do neurodesenvolvimento, que tem as suas origens numa alteração funcional na biologia do cérebro. No entanto, é necessário ter em consideração que esta faceta neurobiológica da dislexia se manifesta em alterações em alguns processos cognitivos e, consequentemente, no modo de aprender.
Tendo em consideração o exposto, os objetivos da presente formação estão orientados, em primeiro lugar, para a compreensão do que é a Dislexia, tanto no que se refere ao que ela é, como na abordagem de algumas conceções erradas. De seguida, é nossa preocupação abordar a identificação dos alunos com Dislexia e suas características. Um terceiro propósito é o de apresentar algumas sugestões e estratégias que devem ser tidas em consideração quando estamos perante alunos com dislexia.
- Calendarização: 03 de julho
- Horário: 10h00-12h00
- N.º de vagas: sem limite
- Modalidade de ensino: remota
- Requisitos: computador portátil
- Frequência: gratuita
- Horas de Formação: 2 horas
- Formador: Vítor Cruz
- Dar aulas a estudantes com deficiência visual no Ensino Superior
Esta breve ação de sensibilização visa principal aumentar o conhecimento de docentes e não docentes, sobre a deficiência visual.
Muitas pessoas ficam na dúvida se usar óculos é ou não uma deficiência visual. De uma forma simples, só se considera que as pessoas têm uma deficiência visual quando mesmo com correção (óculos ou lentes de contacto) as dificuldades em ver subsistem. Por isso será definida a deficiência visual, os diferentes tipos e graus e o seu impacto na aprendizagem.
Depois com uma componente aplicativa sobre medidas concreta para permitir construir materiais de estudo e de apresentação acessíveis a pessoas com problemas de visão, bem como que tipo de apoios e recursos devem ser providenciados e que recursos a ULisboa tem.
- Calendarização: 04 de julho
- Horário: 14h00-16h00
- N.º de vagas: sem limite
- Modalidade de ensino: remota
- Requisitos: computador portátil
- Frequência: gratuita
- Horas de Formação: 2 horas
- Formadora: Cristina Espadinha
- Flash Active Learning
Quando pensamos em Metodologias Ativas imaginamos pontualmente atividades demoradas e complexas de preparar e implementar. Neste workshop iremos abordar atividades Flash: simples na sua planificação, de curta implementação e eficazes no aumento da participação, interesse e atenção d@s estudantes na aula.
1.ª Data:
- Calendarização: 05 de julho
- Horário: 10h00-12h30
- N.º de vagas: 30
- Modalidade de ensino: remota
- Requisitos: computador portátil
- Frequência: gratuita
- Horas de Formação: 2 horas e 30 minutos
- Formadora: Sofia Sá
2.ª Data:
- Calendarização: 12 de julho
- Horário: 14h00-16h30
- N.º de vagas: 30
- Modalidade de ensino: presencial
- Requisitos: computador portátil
- Frequência: gratuita
- Horas de Formação: 2 horas e 30 minutos
- Formadora: Sofia Sá
- Quando o Autismo vai para a Universidade
São cada vez mais o número de pessoas com deficiência que se candidatam ao Ensino Superior. Uma percentagem destas pessoas enquadra-se no Espectro do Autismo. Se algumas destas pessoas já foram diagnosticadas anteriormente, ainda assim, os docentes universitários referem a necessidade de serem ajudados a compreender este seu perfil de funcionamento e de como interagir. Esta formação pretende ajudar a ter uma visão mais abrangente e esclarecedora do espectro do autismo e de como implementar algumas estratégias em contexto de sala de aula com estes alunos.
- Calendarização: 05 de julho
- Horário: 10h00-12h00
- N.º de vagas: sem limite
- Modalidade de ensino: remota
- Requisitos: computador portátil
- Frequência: gratuita
- Horas de Formação: 2 horas
- Formador: Pedro Rodrigues
- Literacia da Informação para a Escrita Académica
Incorporar atividades, tarefas e avaliações de aprendizagem que requeiram que os aprendentes articulem necessidades de informação; encontrem informação e recursos em ambientes digitais; organizem, processem, analisem e interpretem informação; e comparem e avaliem criticamente a credibilidade e a fiabilidade da informação e das suas fontes; compreendendo o contexto académico e como poderão contribuir para a comunidade científica através da produção escrita e publicação académica.
- Calendarização: 08, 09 e 10 de julho
- Horário: 16h00-18h00
- N.º de vagas: 40
- Modalidade de ensino: remota
- Requisitos: computador portátil
- Frequência: gratuita
- Horas de Formação: 6 horas
- Formadora: Tatiana Sanches
- Primeira Aula do Semestre
Que objetivos tem a primeira aula do semestre? Quais os seus componentes essenciais? Quais as boas práticas pedagógicas relativas a este primeiro momento? Como podemos estabelecer um clima de aprendizagem positivo desde o início? Neste workshop refletiremos sobre estas e outras questões sobre este marco da relação pedagógica.
- Calendarização: 09 de setembro
- Horário: 10h30-12h30
- N.º de vagas: 30
- Modalidade de ensino: remota
- Requisitos: computador portátil
- Frequência: gratuita
- Horas de Formação: 2 horas
- Formador: Sofia Sá
Inscreva-se
As inscrições na 2.ª edição de 2024 do programa de Formação Pedagógica para Docentes da ULisboa encontram-se abertas até ao dia 19 de junho de 2024 e destinam-se a todos os Docentes e Investigadores da ULisboa.
Cientes da importância da participação dos Docentes e Investigadores da ULisboa nestas ações de formação, e atendendo à elevada e crescente procura que têm conhecido, a inscrição nas ações de formação foi limitada a um máximo de 3 opções.
Os participantes serão selecionados por ordem de inscrição. Os candidatos que não forem convocados ficarão em lista de espera e serão contactados em caso de eventuais desistências.
Inscreva-se Aqui
As inscrições na 1.ª edição de 2024 do programa de Formação Pedagógica para Docentes da ULisboa estão abertas até ao dia 27 de dezembro de 2023 e destinam-se a todos os Docentes e Investigadores da ULisboa.
Cientes da importância da participação dos Docentes e Investigadores da ULisboa nestas ações de formação, e atendendo à elevada e crescente procura que têm conhecido, a inscrição nas ações de formação foi limitada a um máximo de 3 opções.
- ChatGPT& Active Learning: Uma Parceria de Sucesso (ENCERRADA)
A inteligência artificial é já uma realidade para a sociedade e para os/as estudantes e docentes da ULisboa. As preocupações com a sua utilização no Ensino Superior são de vária ordem.
Neste workshop vamos utilizar o ChatGPT na preparação e implementação de diversos momentos ativos nas nossas Unidades Curriculares.
1.ª Data:
- Calendarização: 03 de janeiro
- Horário: 10h00-12h00
- N.º de vagas: 30
- Modalidade de ensino: presencial
- Requisitos: Computador portátil
- Frequência: gratuita
- Formadora: Sofia Sá
2.ª Data:
- Calendarização: 05 de janeiro
- Horário: 14h00-16h00
- N.º de vagas: 50
- Modalidade de ensino: remota
- Requisitos: Computador portátil
- Frequência: gratuita
- Formadora: Sofia Sá
- Avaliação Objetiva de Apresentações Orais
A apresentação oral de projetos e outros trabalhos, quer individuais quer em grupo, é frequente no Ensino Superior. A sua avaliação objetiva torna-se amiúde um desafio, quer para docentes quer para estudantes. Por um lado, como docentes não somos especialistas em PublicSpeaking para reconhecer e avaliar objetivamente os critérios de sucesso de uma apresentação. Por outro, os instrumentos utilizados frequentemente promovem à partida avaliações subjetivas. Neste workshop iremos refletir em conjunto sobre estratégias e processos que nos permitirão avaliar com mais segurança e justiça os momentos de apresentações orais.
1.ª Data:
- Calendarização: 03 (presencial), 03 a 12 (assíncrona) e 17 de janeiro (remota)
- Horário: 14h00-16h00
- N.º de vagas: 30
- Modalidade de ensino: presencial, remota e assíncrona
- Requisitos: Computador portátil
- Frequência: gratuita
- Horas de Formação: 6 horas
- Formadores: Sofia Sá
2.ª Data:
- Calendarização: 05 (remota), 05 a 15 (assíncrona) e 19 de janeiro (remota)
- Horário: 09h30-11h30
- N.º de vagas: 50
- Modalidade de ensino: remota e assíncrona
- Requisitos: Computador portátil
- Frequência: gratuita
- Horas de Formação: 6 horas
- Formadores: Sofia Sá
Momento 1 Síncrono
Nesta sessão, iremos conhecer instrumentos que permitirão avaliar com mais segurança e justiça os momentos de apresentações orais: as rubricas e as grelhas de comportamentos observáveis.
Momento 2 Assíncrono
Criação autónoma, com apoio de um vídeo ativo passo a passo, de uma rubrica e de uma grelha de comportamentos observáveis para avaliar objetivamente as apresentações orais, adequada ao contexto de cada um dos docentes.
Momento 3 Síncrono
Sessão de followup e feedback global às rubricas e grelhas construídas pelo grupo formativo. Identificação dos maiores desafios, potencialidades, aspetos positivos e áreas a melhorar.
Gravação de Pequenos Vídeos: Potencialidades Pedagógicas e Procedimentos Técnicos
Na era digital em que os nossos alunos e alunas passam partes significativas do seu tempo a ver vídeos curtos, é altura de considerarmos esta poderosa ferramenta como aliada no atingir dos nossos objetivos pedagógicos. Quer para dar feedback a trabalhos, quer para explicar algo pendente, quer noutras situações os pequenos vídeos constituem-se uma ferramenta benéfica.
Neste workshop abordaremos os princípios e aplicações pedagógicas bem como os principais procedimentos técnicos para gravar vídeos de curta duração.
1.ª Data:
- Calendarização: 04 de janeiro
- Horário: 10h00-12h00
- N.º de vagas: 30
- Modalidade de ensino: presencial
- Requisitos: Computador portátil com Google Chrome instalado
- Frequência: gratuita
- Formadores: Sofia Sá
2.ª Data:
- Calendarização: 04 de janeiro
- Horário: 14h00-16h00
- N.º de vagas: 30
- Modalidade de ensino: presencial
- Requisitos: Computador portátil com Google Chrome instalado
- Frequência: gratuita
- Formadores: Sofia Sá
- Jigsaw
A atividade Jigsaw foi desenvolvida no início dos anos 79 por Elliot Aronson e os seus colegas e, desde então, tem se tornado popular em vários níveis de ensino, nomeadamente no superior. Ao promover cooperação entre os diferentes elementos do grupo turma, que se interajudam para alcançar um objetivo comum enquanto trabalham o conteúdo proposto, esta atividade promove competências de colaboração, aprendizagem ativa e participação equalitária dos diversos membros.
Neste workshop vamos abordar os procedimentos, etapas e boas práticas de implementação de Jigsaw nas nossas salas de aula.
- Calendarização: 17 de janeiro
- Horário: 10h00-12h30
- N.º de vagas: 30
- Modalidade de ensino: presencial
- Requisitos: computador portátil
- Frequência: gratuita
- Formadora: Sofia Sá
- Metodologias Ativas, Relação Pedagógica e Introversão: Uma Tríade Inesperada
A introversão de docentes e estudantes pode ser vista como um obstáculo à implementação de metodologias ativas no Ensino Superior. Neste workshop, vamos descobrir o que é a introversão, como podemos fazer dela um trunfo em ambientes ativos e como podemos criar um ambiente seguro de participação, tanto para docentes como estudantes, salvaguardando e potenciando a base de toda a aprendizagem: a Relação Pedagógica.
1.ª Data:
- Calendarização: 17 de janeiro
- Horário: 14h00-16h00
- N.º de vagas: 30
- Modalidade de ensino: presencial
- Requisitos: computador portátil
- Frequência: gratuita
- Formadora: Sofia Sá
2.ª Data:
- Calendarização: 18 de janeiro
- Horário: 10h00-12h00
- N.º de vagas: 50
- Modalidade de ensino: remota
- Requisitos: computador portátil
- Frequência: gratuita
- Formadora: Sofia Sá
- Challenge-based Learning
Esta será uma formação teórico-prática que terá como objetivo apresentar o conceito de challenge-basedlearning (CBL), enquadrando as suas principais vantagens e formas de implementação no contexto académico.
A componente prática da formação terá como objetivo consolidar os conceitos apresentados e proporcionar tempo de reflexão e trabalho colaborativo entre os participantes que conduza à definição de estratégias para que estes possam incorporar CBL nas suas unidades curriculares.
- Calendarização: 19 de janeiro
- Horário: 10h00-13h00
- N.º de vagas: 30
- Modalidade de ensino: presencial
- Requisitos: computador portátil
- Frequência: gratuita
- Formadora: Rita Tomé
- Ensinar e Aprender com o Digital
A ação de formação propõe a discussão em torno da análise e da reflexão crítica sobre o uso de tecnologias digitais no ensino e na aprendizagem, a partir de exemplos de práticas pedagógicas em diferentes contextos de aulas. É analisada, de modo global, a relação entre as tecnologias e o currículo, com vista a ensinar e promover a aprendizagem no ensino superior.
1.ª Data:
- Calendarização: 15 de janeiro
- Horário: 10h00-12h00
- N.º de vagas: 20
- Modalidade de ensino: presencial
- Requisitos: computador portátil
- Frequência: gratuita
- Formadora: Joana Viana
2.ª Data:
- Calendarização: 24 de janeiro
- Horário: 14h00-16h00
- N.º de vagas: 20
- Modalidade de ensino: remota
- Requisitos: computador portátil
- Frequência: gratuita
- Formadora: Joana Viana
- Gamificação na Sala de Aula
Esta formação tem como objetivo apresentar as principais tendências e vantagens de implementação de estratégias de gamificação em práticas pedagógicas no ensino superior, dando exemplos concretos e apontando possíveis estratégias para a sua incorporação no contexto de sala de aula.
- Calendarização: 25 de janeiro
- Horário: 10h00-13h00
- N.º de vagas: 30
- Modalidade de ensino: presencial
- Requisitos: computador portátil
- Frequência: gratuita
- Formadora: Rita Tomé
- Observação de Aulas entre Pares: Partilha de Práticas, Feedback e Aprendizagem Profissional
A prática pedagógica e os saberes docentes podem ser melhorados através da observação de aulas entre pares, quer a partir do feedback recebido pelo observado, mas também a partir da atividade como observador.
Nesta formação procuraremos:
- analisar práticas de observação entre pares, considerando diferentes dimensões, processos e estratégias de observação;
- analisar tipos e funções do feedback sobre a prática pedagógica observada.
A observação de aulas entre pares, o feedback e a reflexão constituem práticas indutoras de desenvolvimento profissional docente.
Nota: será dada prioridade aos Docentes que se encontram a frequentar o projeto Observar & Aprender.
- Calendarização: 30 de janeiro e 02 de fevereiro
- Horário: 30 de janeiro (16h30-19h00) e 02 de fevereiro (10h00-12h30)
- N.º de vagas: 20
- Modalidade de ensino: presencial
- Requisitos: computador portátil
- Frequência: gratuita
- Formadora: Joana Viana
- Literacia da Informação para a Escrita Académica
Incorporar atividades, tarefas e avaliações de aprendizagem que requeiram que os aprendentes articulem necessidades de informação; encontrem informação e recursos em ambientes digitais; organizem, processem, analisem e interpretem informação; e comparem e avaliem criticamente a credibilidade e a fiabilidade da informação e das suas fontes; compreendendo o contexto académico e como poderão contribuir para a comunidade científica através da produção escrita e publicação académica.
1.ª Data:
- Calendarização: 05, 06 e 07 de fevereiro
- Horário: 10h00-12h00
- N.º de vagas: 25
- Modalidade de ensino: presencial
- Requisitos: computador portátil
- Frequência: gratuita
- Formadora: Tatiana Sanches
2.ª Data:
- Calendarização: 14, 15 e 16 de fevereiro
- Horário: 16h00-18h00
- N.º de vagas: 40
- Modalidade de ensino: remota
- Requisitos: computador portátil
- Frequência: gratuita
- Formadora: Tatiana Sanches
Inscreva-se
As inscrições na 1.ª edição de 2024 do programa de Formação Pedagógica para Docentes da ULisboa encontram-se abertas até ao dia 27 de dezembro de 2023 e destinam-se a todos os Docentes e Investigadores da ULisboa.
Cientes da importância da participação dos Docentes e Investigadores da ULisboa nestas ações de formação, e atendendo à elevada e crescente procura que têm conhecido, a inscrição nas ações de formação foi limitada a um máximo de 3 opções.
Os participantes serão selecionados por ordem de inscrição. Os candidatos que não forem convocados ficarão em lista de espera e serão contactados em caso de eventuais desistências.
- Primeira Aula do Semestre
Que objetivos tem a primeira aula do semestre? Quais os seus componentes essenciais? Quais as boas práticas pedagógicas relativas a este primeiro momento? Como podemos estabelecer um clima de aprendizagem positivo desde o início? Neste workshop refletiremos sobre estas e outras questões sobre este marco da relação pedagógica.
1.ª Data:
- Calendarização: 04 de setembro
- Horário: 10h30-12h30
- N.º de vagas: 40
- Modalidade de ensino: online
- Frequência: gratuita
- Formadora: Sofia Sá
2.ª Data:
- Calendarização: 08 de setembro
- Horário: 14h30-16h30
- N.º de vagas: 30
- Modalidade de ensino: presencial
- Frequência: gratuita
- Formadora: Sofia Sá
Pré-Inscrições
As pré-inscrições decorrem de 31 de julho a 07 de agosto e destinam-se a todos os Docentes e Investigadores da ULisboa.
Observações: Os participantes serão selecionados por ordem de pré-inscrição. Os candidatos que não forem convocados ficarão em lista de espera e serão contactados em caso de eventuais desistências.
Inscreva-se Aqui
A planificação de unidades curriculares é um processo estratégico que envolve diversos processos, nem sempre tranquilo para os/as docentes. Neste workshop vamos distinguir diferentes estratégias da planificação de unidades curriculares centradas no/a estudante, criar resultados e objetivos pedagógicos focados na aprendizagem e relaciona-los com o planeamento de estratégias de ensino aprendizagem e avaliação.
Calendarização: 03 de julho
Horário: 10h00-12h00
N.º de vagas: 30
Modalidade de ensino: presencial
Requisitos: Computador portátil
Frequência: gratuita
Formadora: Sofia Sá
O Mentimeter é uma das plataformas de interação mais intuitivas que podemos utilizar quer em ensino presencial, remoto ou híbrido. A sua configuração, ainda assim, revela-se pontualmente desafiante e existem truques para facilitar o trabalho dos/as docentes que a queiram utilizar. Neste workshop, aprenderemos a criar apresentações dentro do Mentimeter, a criar diferentes tipos de slides e a selecionar as configurações mais adequadas aos objetivos pedagógicos.
Calendarização: 05 de julho
Horário: 14h00-16h00
N.º de vagas: 30
Modalidade de ensino: presencial
Requisitos: Computador portátil
Frequência: gratuita
Formadores: Sofia Sá
Uma rubrica é um instrumento que evidencia uma sistematização do processo avaliativo de um produto de aprendizagem. Facilitam o processo avaliativo, tornando-o mais transparente e promovendo uma maior objetividade e a criação de expectativas realistas por parte de alunos/as e docentes. Neste workshop vamos relacionar o estabelecimento de critérios de avaliação com a criação de rubricas, distinguir os componentes de uma rubrica e enunciar os passos da criação de uma rubrica.
Calendarização: 10 de julho
Horário: 10h30 -12h30
N.º de vagas: 30
Modalidade de ensino: online
Frequência: gratuita
Formadores: Sofia Sá
A comunicação, quer escrita quer oral, é fulcral no estabelecimento da relação professor/aluno. A comunicação positiva é uma abordagem que nos permite criar um ambiente seguro na relação pedagógica e transmitir informações de forma profissional e empática. Neste seminário vamos definir comunicação positiva, listar os seus princípios, analisar exemplos de boas práticas e aplica-las em exemplos específicos da interação em sala de aula.
Calendarização: 17 de julho
Horário: 14h00-16h00
N.º de vagas: 30
Modalidade de ensino: online
Frequência: gratuita
Formadora: Sofia Sá