Workshop Práticas de Avaliação Responsável da Investigação
O Workshop "Práticas de Avaliação Responsável da Investigação" tem lugar no Salão Nobre da Reitoria da Universidade de Lisboa, no dia 10 de maio, com início às 9h30.
A Universidade de Lisboa aderiu recentemente à CoARA - Coalition for Advancing Research Assessment. Ao integrar esta iniciativa global, a ULisboa reafirma o compromisso com a investigação de qualidade e com a promoção de práticas de avaliação mais justas, integras e transparentes.
A CoARA é uma iniciativa internacional que surgiu em dezembro de 2022 e reúne mais de 600 entidades de 46 países, incluindo parceiros Unite! e instituições portuguesas, com o objetivo de implementar uma reforma sistémica da avaliação da investigação, dos investigadores e das organizações de investigação. As alterações propostas abrangem diferentes áreas, desde o recrutamento e progressão na carreira, ao financiamento e avaliação de investigadores, projetos e instituições, ou à publicação de artigos científicos.
Na primeira parte deste workshop, durante a manhã, será discutida a visão da CoARA segundo a qual a avaliação deve reconhecer os diversos resultados, práticas e atividades que maximizam a qualidade e o impacto da investigação, assim como a sua integridade. Para tal, é necessário que a avaliação se baseie principalmente em juízos qualitativos, para os quais a análise pelos pares é fundamental, apoiada por uma utilização responsável de indicadores quantitativos. Será possível partilhar conhecimentos e experiências, abordando temas como contextos locais, especificidades de áreas científicas e motivações ou reflexões sobre desafios e boas práticas.
Na parte da tarde, realiza-se um workshop presencial de quatro horas sobre os objectivos do currículo narrativo, diferentes formatos e critérios de avaliação. Posteriormente, os participantes escreverão os seus projetos de currículo narrativo e receberão feedback individual.
Muitas agências de financiamento, tanto a nível nacional como internacional, solicitam currículos narrativos para apoiar candidaturas de projetos, abandonando os formatos tradicionais baseados em métricas quantificáveis. Este novo modelo vai além do típico currículo académico, alinhando-se com os princípios da CoARA, ao proporcionar uma visão abrangente das competências e realizações individuais. A sessão hands-on pretende promover esta abordagem holística na avaliação e apresentação dos percursos individuais. Dado o número limitado de lugares, outras sessões estão planeadas ao longo do ano.
Mais informação sobre a CoARA em coara.eu
Programa
9h30 - 9h45 | Abertura
Luís Ferreira, Reitor da Universidade de Lisboa
9h45 - 10h30 | Conferência – Joining forces for the reform of research assessment: CoARA vision, and state-of-the-art. What's in there for your oganisation?
Elizabeth Gadd, Vice-Chair of CoARA Steering Board
10h30 - 11h45 | Debate – “Práticas de avaliação responsável da investigação”
Moderação: Marina Costa Lobo, Instituto de Ciências Sociais; Luís Oliveira e Silva, Instituto Superior Técnico
Painel:
Bruno Béu, Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Joana Pais, Instituto Superior de Economia e Gestão
Sara Magalhães, Faculdade de Ciências
Maria Mota, Faculdade de Medicina
Miguel Ayalla Botto, Instituto Superior Técnico
Sérgio Campos, Faculdade de Letras
11h45 - 12h30 | Q&A
14h - 18h | Workshop hands-on “Curriculos narrativos” (Reservado)
A formação é realizada pela Fellowsherpa e destina-se a investigadores principais/investigadores seniores. É um workshop presencial de quatro horas sobre os objectivos do currículo narrativo, diferentes formatos e critérios de avaliação. Os participantes escrevem os seus projectos de currículo narrativo e recebem feedback individual.
Lidia Borrell-Damián - CoARA Steering Board and Science Europe
Lidia Borrell-Damián é Secretária-Geral da Science Europe, a associação que representa as organizações públicas nacionais que financiam e realizam investigação na Europa. É a responsável geral pelo desenvolvimento estratégico da organização e pela implementação dos planos de ação. As suas áreas de experiência abrangem um vasto leque de prioridades políticas em matéria de Investigação e Inovação (R&I) e Ensino Superior, nomeadamente o Programa-Quadro da UE; o Espaço Europeu da Investigação; a Cooperação Internacional; as infra-estruturas de investigação; a ética e a integridade da investigação; os processos de avaliação da investigação; a cooperação universidade-empresa; a inovação regional; o género e a diversidade; a Ciência Aberta; o ensino doutoral; a política científica no sector da energia.
É doutorada em Química (Especialidade de Engenharia Química; Energia Solar) pela Universidade de Barcelona (1995). Trabalhou na Associação Europeia de Universidades (EUA) entre 2006 e 2019, tendo exercido nos últimos cinco anos o cargo de Diretora de R&I. Foi Diretora de Investigação na Universitat Pompeu Fabra (Barcelona, 2003-2005). Anteriormente, foi académica visitante na University of Western Ontario (Londres, Canadá, 1999-2001) e na North Carolina State University (Raleigh, EUA, 1997-1998). Foi professora assistente na Universidade de Barcelona de 1990 a 1998.
ULISBOA NEWS
Para que esteja sempre a par das atividades da ULisboa, nós levamos as notícias mais relevantes até ao seu email. Subscreva!