Cultura e Lazer

Finissage da exposição “Arte no Feminino” - 10 Anos, 10 Artistas

No âmbito das Comemorações dos 10 Anos da ULisboa realizou-se, no dia 27 de maio de 2024, a Finissage da exposição, na Reitoria da Universidade de Lisboa.

Finissage da exposição “Arte no Feminino” - 10 Anos, 10 Artistas

A finissage contou com a presença do Reitor da Universidade de Lisboa, Luís Ferreira, do Comissário para as Comemorações dos (723+) 10 Anos da ULisboa e Curador da Exposição, José Manuel Simões, e dos três historiadores convidados para a mesa-redonda “Arte no Feminino”, Sandra Vieira Jürgens, Curadora da Coleção de Arte Contemporânea do Estado (CACE) que moderou a mesa na qual participaram os investigadores Vítor Serrão e Filipa Lowndes Vicente. As artistas também marcaram presença na mesa-redonda para abordar o tema.

A relevância das artistas mulheres na História da Arte e a importância de se realizarem exposições dedicadas exclusivamente às suas obras foram algumas das questões debatidas pelos historiadores, também dirigidas ao público e às artistas presentes.

A exposição “Arte no Feminino - 10 Anos, 10 Artistas” apresenta, em discursos plurais, as obras de 10 artistas ligadas à ULisboa: Ana Bonifácio, Ana Lima-Netto, Ana Margarida Matos, Ângela Ferreira, Isabel Sabino, Mariana Castro, Marta Soares, Paula Rego, Vanessa Barragão e Virgínia Fróis.

O evento contou com o lançamento do Catálogo da exposição, disponível ao público visitante, terminando com uma visita guiada à exposição conduzida pelo curador e pelas artistas que falaram acerca das suas obras e do seu processo de criação.

A exposição “Arte no Feminino - 10 Anos, 10 Artistas”, patente no átrio da Reitoria da Universidade de Lisboa, de 8 de março a 31 de maio de 2024, é uma das muitas iniciativas que integram o programa de Comemorações dos (723+) 10 Anos da ULisboa.

Fotografias © André Farias Filipe | Universidade de Lisboa