Investigação e Desenvolvimento

Instituto Superior Técnico estreia carro em prova de eficiência energética de veículos

Pela primeira vez, a equipa formada por estudantes do Instituto Superior Técnico obteve a aprovação na fase de inspeção técnica da ‘Shell Eco-marathon’.

A equipa do Técnico Fuel Cell (TFC), composta por estudantes do Instituto Superior Técnico, conquistou um novo melhor desempenho na competição Shell Eco-marathon, uma prova de eficiência energética de veículos, ao obter aprovação pela primeira vez na fase de inspeção técnica.

Competindo na categoria ‘Urban Concept – Hidrogénio’, que engloba carros citadinos movidos com este combustível, o núcleo de estudantes do Técnico conquistou o 6.º lugar da competição que procura o carro mais eficiente feito por estudantes universitários. É a primeira conquista do primeiro carro a hidrogénio desenvolvido por estudantes em Portugal, apresentado a 28 de março.

“Termos passado a inspeção técnica foi uma vitória enorme, pois foi algo muito difícil e exigente”, partilha João Lotra, membro do TFC e estudante do Técnico. Nesta inspeção, todos os aspetos do veículo eram avaliados – dos travões à carroçaria, do chassis aos cintos de segurança, do sistema de suspensão aos limpa-para-brisas. Na edição de 2023, a equipa apresentara o veículo ainda incompleto, vindo a conquistar este ano a aprovação nessa fase.

Numa segunda etapa, os participantes da categoria ‘Urban Concept – Hidrogénio’ têm de completar dez voltas à pista de prova, perfazendo 16 quilómetros em menos de 38 minutos, começando todos com um litro de hidrogénio a 200 bar de pressão no tanque. No final, quem obtiver melhor eficiência energética (consumindo menos combustível para o mesmo percurso), ganha a prova. O veículo do TFC não concluiu as dez voltas exigidas, mas demonstrou uma velocidade máxima de 45 quilómetros por hora e uma autonomia de 52 quilómetros por litro de hidrogénio (à pressão de 200 bar).

Para João Lotra, “a competição teve um papel importantíssimo na equipa, tanto na demonstração do nosso esforço durante estes anos, como na definição do rumo da equipa nos próximos anos”. Para além da partilha de experiências com outras equipas que competiram na prova, o estudante afirma que aprenderam “como trabalhar em equipa durante momentos de stress e de conquista”.

Imagem: João Lotra & Nabil Omargee
Fonte: Instituto Superior Técnico