Investigação e Desenvolvimento

Jornadas Científicas 2024

Sob o tema “Impacto Atual e Futuro da Inteligência Artificial no Trabalho”, a terceira edição das Jornadas Científicas da Universidade de Lisboa teve lugar no dia 25 de junho de 2024.

Jornadas Científicas 2024

O programa da terceira edição das Jornadas Científicas da Universidade de Lisboa iniciou-se com a palestra “Efeitos da IA no Mercado de Trabalho: Reflexões a pensar no Ensino Superior” apresentada por Pedro Nuno Teixeira, Ex-Secretário de Estado do Ensino Superior.

Seguiu-se o debate "O futuro do trabalho reimaginado", moderado por Victor Ferreira, jornalista do Público, que contou com Pedro Gouveia (médico), Fundação Champalimaud, Paulo Dimas (engenheiro), Unbabel e Centro para IA Responsável, Mariana Trigo Pereira (economista), Organização Internacional do Trabalho, e Leonel Moura (artista).

Nesta edição das Jornadas Científicas da Universidade de Lisboa foi ainda publicado o ULisboa Atlas of Collaborative Laboratories 2024. Como é realçado por Cecília Rodrigues, Vice-Reitora da Universidade de Lisboa, este Atlas ULisboa dos Laboratórios Colaborativos (CoLABs) é uma publicação que dá a conhecer os notáveis progressos e resultados alcançados desde a implementação da iniciativa de criação e promoção de CoLABs em Portugal.

Fotografias: © André Farias Filipe – Universidade de Lisboa