fbpx Satélite totalmente feito no Instituto Superior Técnico da Universidade de Lisboa apanha boleia do Ariane 6 no Verão de 2024 | ULisboa

Satélite é enviado para o Espaço

Share Satélite totalmente feito no Instituto Superior Técnico da Universidade de Lisboa apanha boleia do Ariane 6 no Verão de 2024

Ex-Ministra da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Elvira Fortunato, visitou ISTsat-1, no campus Taguspark do Instituto Superior Técnico da Universidade de Lisboa, antes da sua partida para a Guiana Francesa, de onde será lançado para o Espaço.

“É um satélite que foi made by e made in Portugal. Toda a filosofia que está por detrás deste satélite pode ser até transportada para outros projetos, porque é um projeto de uma equipa muito alargada, mas acima de tudo muito direcionada para os estudantes do ensino superior”. As palavras da ex-Ministra da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Elvira Fortunato, descrevem o ISTSat-1, o primeiro CubeSat do Instituto Superior Técnico, que se destaca como o primeiro satélite universitário totalmente desenvolvido e fabricado em Portugal. Numa visita feita a 11 de março, ao campus Taguspark do Instituto Superior Técnico, a ex-ministra elogiou o projeto, antes da partida do satélite para a Guiana Francesa, para integrar o voo inaugural do foguetão Ariane 6, agendado para junho ou julho de 2024, segundo as previsões da Agência Espacial Europeia (ESA).

“Isto que está aqui é o resultado de várias teses de mestrado, teses de doutoramento, tudo em conjunto também com as orientações dos próprios supervisores, os professores do Instituto Superior Técnico. É um motivo de orgulho não só para o Instituto Superior Técnico e para a Universidade de Lisboa, mas acima de tudo para Portugal”, reforça Elvira Fortunato.

Fonte: Instituto Superior Técnico da Universidade de Lisboa