fbpx Segundo Bootcamp do IDEM Unite! decorreu na Universidade de Lisboa | ULisboa

Segundo Bootcamp do IDEM Unite! decorreu na Universidade de Lisboa

Share Segundo Bootcamp do IDEM Unite! decorreu na Universidade de Lisboa

Entre 30 de janeiro e 1 de fevereiro, realizou-se na Universidade de Lisboa, o segundo Bootcamp do Projeto IDEM (Inclusão, Diversidade e Equidade na Mobilidade).

Este projeto, que surgiu no seio da Unite!, tem como objetivo desenvolver um Modelo de Mobilidade que promova a igualdade de oportunidades, reconhecendo e valorizando as necessidades e diferenças individuais. Após a Formação em Inclusão (Grenoble), e o primeiro Bootcamp, dedicado aos processos de tomada de decisão e autoexclusão em mobilidade (Barcelona), o Bootcamp de Lisboa é o terceiro momento de trabalho colaborativo entre estudantes em situação de desvantagem, funcionários e docentes. O foco destas sessões foi a segurança psicológica e os ambientes inclusivos, dado serem dimensões vitais para os estudantes que participam em programas de mobilidade no Ensino Superior.

O projecto IDEM nasceu no seio da Unite! 1.0, sendo que dos 7 parceiros da altura, apenas 5 são parceiros neste projeto (tendo ainda Polito como associado). Neste sentido, não estiveram participantes oriundos das 9 universidades, mas apenas de 6.

O trabalho efetuado permitiu identificar algumas necessidades destes estudantes no processo de mobilidade, nomeadamente quanto à simplificação e a centralização das informações, suporte personalizado e a capacidade das instituições serem flexíveis e acomodarem as condições especificas de alguns estudantes.

Permitiu, também, identificar como benefício a existência de redes de ligação que promovam a partilha de experiências. Também se concluiu que escutar os estudantes e implementar as suas sugestões, é uma via valiosa para as instituições serem mais inclusivas.

As soluções, ideias e resultados gerados neste Bootcamp serão trabalhadas pela equipa do projeto IDEM para serem integradas no Modelo de Mobilidade e no Toolkit que o IDEM irá desenvolver e divulgar publicamente.

Tal permitirá, não só promover a mobilidade de estudantes de grupos sub-representados no contexto da Unite!, como também servir de possível modelo a outros consórcios europeus envolvidos na promoção de uma mobilidade mais inclusiva entre os seus estudantes.