fbpx Concurso para atribuição de quatro Bolsas de Investigação (BI) no âmbito do Projeto de Promoção de Sucesso e de Redução de Abandono no Ensino Superior | ULisboa

03/BI/2024
N.º de Vagas:
Data Limite:
08/03/2024
Unidade Orgânica:
Serviços Centrais
Tipo de Oferta:
A atividade a desenvolver visa a conceção de um sistema de antecipação de casos de insucesso e abandono na Universidade de Lisboa. Neste contexto, espera-se definir, implementar e validar o processo de conceção do mesmo, de modo a colocar sistemas de antecipação ajustados a cada escola da universidade. Em particular, os trabalhos desenvolver-se-ão em 3 fases: - na primeira fase, devem ser identificados os dados a coligir, os processos de recolha, anonimização e transformação dos mesmos, e por último, a conceção dos modelos de dados que melhor suportem a antecipação das situações de abandono e insucesso. Desta fase, resultará o conjunto de dados que será usado nas fases seguintes; - a descoberta de perfis de estudantes é o objetivo da segunda fase. Nesta, serão produzidos modelos que se espera serem capazes de distinguir entre casos de sucesso e insucesso entre os estudantes, identificando as variáveis/fatores que melhor discriminam entre os dois casos, nomeadamente as condições de risco que potenciam situações de insucesso académico e de abandono. Com estes modelos, será então possível identificar os diferentes perfis de sucesso e insucesso; - por último, a terceira fase passa pela exploração de algoritmos de criação de modelos de previsão, que permitam antecipar as situações problemáticas identificadas na fase anterior, em particular as situações de insucesso académico e abandono.
Ficheiros anexos:
Destinatários: