Investigação e Desenvolvimento

Jornadas Científicas 2023 - Ciência Aberta e Inovação

A segunda edição das Jornadas Científicas da Universidade de Lisboa teve lugar no dia 27 de junho de 2023 sob o tema "Ciência Aberta e Inovação: uma abordagem colaborativa, transparente e acessível".

Jornadas Científicas 2023 - Ciência Aberta e Inovação

O programa da segunda edição das Jornadas Científicas da Universidade de Lisboa iniciou-se com a palestra “A Vida em Toda a Parte: algumas ideias sobre ciência, universidades, centros de investigação, museus, literacia científica, e outras…” apresentada por Nuno Ferrand de Almeida, da Universidade do Porto, abordando as questões mais genéricas da ciência aberta e inovação. Prosseguindo depois com três sessões dedicadas ao tema, sob diferentes abordagens.

As Jornadas Científicas da Universidade de Lisboa pretenderam discutir e incentivar as melhores práticas de ciência aberta e inovação nas escolas da ULisboa, identificar diretrizes para a adoção destas práticas e, assim, contribuir para a promoção do novo Espaço Europeu da Investigação ao por em marcha e alargar o quadro internacional de políticas e práticas estabelecido pela recomendação da UNESCO sobre como impulsionar a ciência aberta e a inovação na era digital.

A primeira sessão “Publicações, dados e infraestruturas” foi moderada por Jorge Buescu, da Faculdade de Ciências, na qual participaram Ana Valdez (Faculdade de Letras), Fátima Montemor (Instituto Superior Técnico), Fernando Mira da Silva (Instituto Superior Técnico), Hugo Miranda (Faculdade de Ciências) e Pedro Magalhães (Instituto de Ciências Sociais), com o objetivo de discutir políticas de acesso aberto nacionais e da União Europeia (editoras predadoras, acordos transformativos), plataformas de disseminação da informação científica e rede de repositórios científicos de acesso aberto, os planos de gestão de dados e os repositórios de dados da investigação (princípios FAIR), a integridade, a transparência e a reprodutibilidade, bem como a produtividade, a avaliação de desempenho e os projetos e instituições.

Moderada por Joana Mendonça, do Instituto Superior Técnico, a segunda sessão foi dedicada ao tema da “Inovação aberta e interdisciplinaridade”, em que o painel constituído por Helena Florindo (Faculdade de Farmácia), Jorge Maia Alves (Faculdade de Ciências), Pedro Amaral (Instituto Superior Técnico), Paulo Parra (Faculdade de Belas Artes) e Sofia Côrte Real (VectorB2B CoLAB), debateu a colaboração e interdisciplinaridade, a partilha de conhecimento e recursos entre o meio académico e agentes externos, os desafios de cibersegurança e privacidade, a inteligência artificial, softwares open source e outras open tools, bem como a transferência de conhecimento/tecnologia para a economia.

Na terceira sessão “Ciência cidadã”, moderada por Teresa Firmino, do jornal PÚBLICO, discutiu-se a translação do conhecimento científico para a sociedade e o envolvimento dos diversos stakeholders, incluindo os cidadãos, discutiu-se também a responsabilidade social científica, as políticas públicas, a democratização do conhecimento e o impacto social da investigação, pelo painel constituído por Bruno Silva-Santos (Faculdade de Medicina), Paulo Morgado (Instituto de Geografia e Ordenamento do Território), Sara Falcão Casaca (Instituto Superior de Economia e Gestão), Teresa Ferreira (Instituto Superior de Agronomia) e Pedro Reis (Instituto de Educação).

Durante o evento estiveram em apresentação digital 83 Posters Científicos, através dos quais a Universidade de Lisboa divulga também as suas atividades interdisciplinares e de impacto na sociedade. Consulte aqui os Posters digitais apresentados nas Jornadas Científicas 2023.

Nesta segunda edição das Jornadas Científicas da Universidade de Lisboa, foi ainda publicado o ULisboa Atlas of Associate Laboratories 2023 que reúne informação sobre os 21 Laboratórios Associados em que a Universidade de Lisboa é líder ou participante, nomeadamente a área científica de atuação, objetivos estratégicos, atividades e impacto.

“Os Laboratórios Associados são o melhor espelho da nossa capacidade de promover a interdisciplinaridade e apoiar políticas públicas baseadas na ciência e no conhecimento.” refere a Vice-Reitora, Professora Cecília Rodrigues, acerca da publicação do Atlas dos Laboratórios Associados da ULisboa.

A segunda edição das Jornadas Científicas da Universidade de Lisboa teve, no fecho do seu programa, a cerimónia de entrega dos prémios 3 Minutos de Tese ULisboa, na qual foram distinguidos, com o primeiro prémio, Maria Catarina Botelho, estudante de doutoramento no Instituto Superior Técnico, com a apresentação do projeto “Fala, um marcador para deteção de doenças”, Patrícia Alexandra Pereira Chaves, da Faculdade de Ciências, com a apresentação do projeto “Aliados voadores para uma agricultura sustentável”, à qual foi atribuída o segundo prémio, e Matteo Pisano, doutorando do Instituto Superior Técnico, com um projeto dedicado a compreender melhor os primórdios do nosso Universo, com o título “E da luz se fez… Matéria!”, o terceiro vencedor desta competição.