Investigação e Desenvolvimento

ULisboa publica Atlas das suas Unidades de ID

A ULisboa lança o ULisboa Atlas of Research Units 2022 durante a primeira edição das Jornadas Científicas da Universidade de Lisboa, a ter lugar no dia 28 de junho de 2022, na Reitoria, sob o tema “The 2030 Agenda for Sustainable Development: Embracing Societal, Technological and Environmental Challenges at ULisboa”.

ULisboa publica Atlas das suas Unidades de I&D

O Atlas ULisboa Atlas of Research Units reúne informação sobre as 70 Unidades de Investigação e Desenvolvimento (I&D) selecionadas para financiamento no último processo de avaliação da Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT) em 2019, nomeadamente dados sobre a área científica de atuação (Ciências Agrárias; Ciências da Engenharia e Tecnologias; Humanidades; Ciências Médicas e da Saúde; Ciências Naturais; ou Ciências Sociais), objetivos estratégicos, atividades e impacto.

Estas Unidades de I&D representam 22% do total de Unidades financiadas pela FCT, recebem um financiamento de 125 M€ para o período de 2020-2023 (29%) e acolhem, no seu conjunto, 5.345 investigadores doutorados (29%). Cerca de 90% das of Unidades de I&D da ULisboa Research Units foram classificadas como “Excelente” ou “Muito Bom”.

Na ULisboa, as Unidades de I&D e os Laboratórios Associados, comunicam com Infraestruturas de Investigação, Laboratórios Colaborativos, Centros Tecnológicos, para além de Redes Temáticas Interdisciplinares e Colégios da ULisboa, principais impulsionadores da inovação e da cooperação nacional e internacional entre academia, indústria e sociedade em geral. As Redes e Colégios da ULisboa estabelecem a conexão certa com o setor empresarial e as comunidades em que operam, o que lhes permite combinar investigação fundamental com agendas colaborativas e, assim, enfrentar os principais desafios societais alinhados com os objetivos de desenvolvimento sustentável.

Através da publicação do ULisboa Atlas of Research Units 2022, a ULisboa pretende capturar a riqueza das nossas áreas científicas, assim como fomentar um melhor conhecimento da arquitetura das Unidades I&D, impulsionando-as para uma investigação interdisciplinar que maximize a excelência, a criatividade e a inovação.