ULTRA - Universidade de Lisboa na Transformação e Reformulação das Aprendizagens
Segundo uma investigação de Freeman, S. et al. (2014) sobre metodologias ativas no ensino da ciência, a probabilidade de insucesso académico no ensino expositivo é 1,5 vezes superior ao que se tem num ambiente ativo de aprendizagem.
Como apoiar um docente na implementação de metodologias com as quais, regra geral, nunca teve contacto anterior, por ter feito todo o seu percurso académico com aulas expositivas?
O Programa ULTRA surge precisamente com o objetivo de apoiar um número significativo de docentes das diferentes escolas da ULisboa, ao longo de um semestre letivo, na estruturação e implementação de metodologias ativas, garantindo suporte ao longo de todo o processo.
Este Programa destina-se a todos os docentes da ULisboa. Tem início com um seminário aberto a toda a comunidade académica e a cargo de um especialista internacional, a que se segue um conjunto de seis oficinas ativas onde serão abordadas práticas baseadas em evidências científicas e apresentados autores e estudos pertinentes.
As oficinas ativas estão divididas em temáticas que trabalham progressivamente a implementação de metodologias ativas:
- Planificação de momentos ativos;
- Construção de “materiais ativos”;
- Atividades individuais: Plataformas e estratégias;
- Implementação de momentos ativos: Desafios e Boas práticas.
O Programa contará com:
- Sessões Síncronas Ativas: serão abordados os conceitos e procedimentos essenciais, utilizando metodologias ativas e promovendo a participação ativa dos docentes no processo de aprendizagem.
- Sessões Assíncronas: os docentes terão em mãos a preparação de metodologias ativas adaptadas às Unidades Curriculares por que são responsáveis, realizando tarefas autónomas com apoio de vídeos passo-a-passo. Trata-se de uma abordagem autónoma que visa a personalização das estratégias pedagógicas
- Sessões Síncronas de Follow-up: o grupo formativo terá feedback sobre os trabalhos autónomos desenvolvidos. Pretende-se assegurar a eficaz integração das estratégias pedagógicas trabalhadas e a promoção de melhoria e maior segurança nas metodologias ativas implementadas.
O compromisso do programa reside na promoção de práticas pedagógicas inovadoras e eficazes, visando a promoção da excelência pedagógica na Universidade de Lisboa
O Programa ULTRA é gratuito e financiado pela DGES, através do Programa de Promoção do Sucesso e Redução do Abandono no Ensino Superior
Calendarização ULTRA
- Oficinas Ativas 2024-2025 – 1.º Semestre
Grupo A | Grupo B | Grupo C | |
Oficina Síncrona de Planificação de Momentos Ativos | 14 outubro 10h-12h |
16 outubro 10h-12h |
18 outubro 10h-12h |
Oficinas Assíncronas de Planificação de Momentos Ativos | |||
Oficina Síncrona de Construção de Materiais Ativos | 11 novembro 10h-12h |
13 novembro 10h-12h |
15 novembro 10h-12h |
Oficinas Assíncronas: Construção de Materiais Ativos | |||
Oficina Síncrona Atividade individuais: Plataformas e estratégias | 09 dezembro 10h-12h |
11 dezembro 10h-12h |
13 dezembro 10h-12h |
Oficinas Assíncronas de Atividade Individuais: Plataformas e Estratégias | |||
Oficina Síncrona de Atividades Colaborativas: Plataformas e Estratégias | 06 de janeiro 10h-12h |
08 janeiro 10h-12h |
10 janeiro 10h-12h |
Oficinas Assíncronas de Atividade Colaborativas: Plataformas e Estratégias | |||
Oficina Síncrona de Implementação de Momentos Ativos | 03 de fevereiro 10h-12h |
05 fevereiro 10h-12h |
07 fevereiro 10h-12h |
Oficinas Assíncronas de Implementação de Momentos Ativos: Desafios e Boas práticas | |||
Oficina Síncrona de Reflexões & Próximos Passos | 10 de fevereiro 10h-12h |
12 fevereiro 10h-12h |
14 fevereiro 10h-12h |
Inscrições no Programa ULTRA
Inscrições no Programa ULTRA para o 1.º semestre de 2024/2025: Inscrição
Modalidade de Funcionamento: Online (Zoom)
As seis Sessões Síncronas totalizam 12 horas e, para emissão de certificado, será necessária a presença ativa em, pelo menos, 75% dessas horas, ou seja, 9 horas. As Tarefas Assíncronas serão de 5 horas no total e, para emissão de certificado, será necessária a realização de, pelo menos, 4 horas.
A consultora
Sofia Sá, Psicóloga Educacional, iniciou a sua atividade de formação há 20 anos e é presentemente formadora e consultora pedagógica freelancer em diversas universidades e institutos politécnicos portugueses. É certificada pelo Conselho Científico-Pedagógico da Formação Contínua (CCPFC) e pelo IEFP (CCP).
Foi professora auxiliar convidada a tempo integral, entre 2018 e 2022, no Instituto Superior Técnico da Universidade de Lisboa, onde concebeu e lecionou duas Unidades Curriculares de Competências Comunicacionais no Mestrado de Engenharia Informática. Foi docente excelente em todos os 8 semestres - prémio Excellent Teaching – e no ano letivo 2018/2019 foi-lhe atribuído o Outstanding Teaching Award, entregue anualmente ao docente de todos os mestrados com os melhores resultados pedagógicos.
Especialista em Pedagogia Universitária, foi convidada por Richard Felder para integrar a equipa de oradores dos Brent-Felder Webinar Series, organizados pela Federação Internacional de Sociedades de Educação em Engenharia - IFEES. Atualmente desenvolve formação, consultoria e investigação na área da implementação de metodologias ativas no Ensino Superior.
Contactos:
Departamento Académico
Núcleo de Formação ao Longo da Vida
E-mail: formacaodocentes@reitoria.ulisboa.pt