Princípios e Práticas de Ciência Aberta
A ULisboa promove a partilha do conhecimento entre a sua comunidade científica e com a sociedade.
A adoção da Política de Acesso Aberto a Publicações Científicas Resultantes de Investigação Financiada pela FCT e da Política sobre a Gestão e Partilha de Dados Resultantes de Investigação Financiada pela FCT pretende garantir o acesso aberto a publicações científicas resultantes de financiamentos da FCT e a disponibilização dos dados resultantes de investigação financiada pela FCT.
A ULisboa promove a valorização dos princípios e práticas da Ciência Aberta, através da disponibilização de publicações e dados de investigação, de forma fácil de encontrar, acessível, interoperável e reutilizável, juntamente com a prática de inovação aberta e ciência cidadã, que no seu conjunto fortalecem a agenda colaborativa, atraem financiamento competitivo e promovem atividades socioeconómicas de maior valor acrescentado.
Estratégia de Ciência Aberta
A ULisboa tem estado ativamente envolvida em várias iniciativas e projetos para promover a Ciência Aberta e os Dados Abertos.
Enquanto parceira Unite! e participante no projeto Unite! H2020 (2021-2023), a ULisboa contribuiu para o desenvolvimento de uma estratégia partilhada e integrada de Ciência Aberta para a Unite!. Isto envolveu a criação de ferramentas, orientações práticas e recomendações políticas destinadas a facilitar a transição para a Ciência Aberta. Os resultados deste projeto fornecem orientações abrangentes sobre práticas de Ciência Aberta:
- Strategic Roadmap descreve a visão da Ciência Aberta e a posição estratégica da Unite! face à Recomendação sobre Ciência Aberta da UNESCO.
- Unite! White paper: A new University open science and innovation governance model and policy for a sustainable world detalha as recomendações para a definição de políticas públicas a nível regional, nacional e europeu.
- Unite! Handbook of best practices for effective open science and innovation mainstreaming at universities propõe procedimentos e diretrizes para facilitar a transição da Ciência Moderna para a Ciência Aberta. Este manual pretende ser um guia prático para facilitar aos investigadores, aos serviços de apoio à investigação e inovação e aos gestores a transição da ciência moderna para a ciência aberta. Revela uma compreensão das melhores práticas de ciência aberta e inovação nas equipas de investigação da Unite!, expõe as diretrizes da Unite! para a adoção destas práticas e molda um novo modelo de governação para a gestão da ciência aberta e da inovação nas universidades na era digital. Este manual é uma ferramenta para a gestão da ciência aberta e da inovação em equipas de investigação.