Inovação na ULisboa
A inovação na ULisboa permite transferir conhecimento e tecnologia nas diferentes áreas científicas, humanísticas e culturais, fundamental para promover o desenvolvimento económico e social e garantir crescimento sustentável.
Os vários Observatórios, Projetos e Parcerias das Escolas da ULisboa promovem o diálogo ciência-sociedade e a transferência de conhecimento, informando o debate sobre aspetos-chave da sociedade portuguesa, como educação, família, envelhecimento, democracia, ambiente e território, fazendo a ponte entre ciência, sociedade e formulação de políticas, e contribuindo para a inovação social.
As Escolas da ULisboa têm estabelecido parcerias com empresas e organizações que possam beneficiar do conhecimento e da tecnologia nela desenvolvidos. Isto envolve a identificação de potenciais parceiros, a elaboração de propostas e acordos de colaboração, e a negociação de termos e condições de transferência de conhecimento e tecnologia. O regulamento de propriedade intelectual da ULisboa promove e define o enquadramento das iniciativas de difusão dos resultados de investigação.
O TTC@ULisboa, transversal a todas as Escolas, e estruturas das unidades orgânicas, nomeadamente o Tec Labs e o TT@Técnico, apoiam ativamente o empreendedorismo no seio da comunidade académica da ULisboa, através de auxílio e acompanhamento dos novos empreendedores, investigadores e empresas no processo de desenvolvimento sustentado de ideias de negócio, promovendo a interação entre o meio empresarial e a ULisboa.
A comunidade de empreendedores da ULisboa foi responsável por 227 patentes internacionais publicadas nos últimos 5 anos (IGCF 2022). O universo de startups e spinoffs da ULisboa ativas em 2022 superou as 100. Além disso, 67% do valor do ecossistema de startups português passa hoje por Lisboa, sendo a ULisboa o principal motor de criação de novos projetos empresariais (Startup Lisboa). As startups nascidas no seio da ULisboa tem já uma valorização conjunta de 13 mil milhões de euros. De referir, ainda, a criação crescente de modelos, aplicações computacionais, instalações piloto e protótipos laboratoriais nas várias unidades orgânicas da ULisboa.
As diversas unidades orgânicas e o TTC@ULisboa acolhem ainda programas de formação e capacitação em transferência de conhecimento e tecnologia, sessões de inovação aberta, incluindo oferta de mentorias e coaching a doutorandos e doutorados. A importância dada à educação e formação em empreendedorismo reflete-se também em iniciativas que promovem a mobilidade de estudantes entre as escolas (Educação em Empreendedorismo), assim como a partilha de boas práticas no estabelecimento de direitos sólidos de propriedade intelectual e na transferência de tecnologia e valorização do conhecimento, que no seu conjunto contribuirão para que a ULisboa cumpra plenamente a missão de gerar e aplicar conhecimento.
Investigar e Inovar
Informação Relacionada