Passar para o conteúdo principal
Projeto de Promoção de Sucesso e de Redução de Abandono no Ensino Superior

Salas de Estudo Virtuais

O mundo atual, cada vez mais digital e virtual, tem produzido alterações significativas na forma como nos relacionamos, nos métodos de ensino e aprendizagem.

A existência de espaços de estudo abertos 24 horas por dia tem tido um contributo muito positivo para o sucesso académico dos estudantes da ULisboa. Esses espaços têm permitido que estudantes deslocados (p. ex: provenientes de locais distantes da Escola (distrito diferente, territórios insulares, outros países) ou com ambientes domésticos instáveis possam ter um local apropriado para trabalhar. Para além disso, possibilita o estudo conjunto e apoiado por pares, fomentando o sentimento de pertença a uma comunidade académica de aprendizagem e potenciando a socialização dos estudantes, combatendo simultaneamente o risco de isolamento que tantas vezes contribui para a desmotivação e o insucesso.

Contudo, os estudantes deslocados, os trabalhadores-estudantes e os estudantes que passam muito tempo nos transportes durante as suas deslocações diárias acabam por se ver impossibilitados de usufruir dos espaços de estudo “24 horas” depois das aulas, resultando muitas vezes em sentimentos de isolamento social e de solidão,  de não pertença à comunidade de aprendizagem. 

A criação de espaços virtuais pode beneficiar não só estes estudantes, mas todos os estudantes e docentes, promovendo o sucesso académico e combatendo o abandono com uma comunidade, num espaço onde todos são bem-vindos e ao qual todos podem aceder de forma gratuita e segura, sem limites físicos.

É objetivo desta proposta a implementação de uma rede global de espaços de estudo virtuais “24 horas”, que podem ser utilizados por todos os estudantes da ULisboa, promovendo a partilha de experiências de aprendizagem, o esclarecimento de dúvidas, a resolução de exercícios e revisão de conteúdos num ambiente de partilha académica, facilitando a formação de grupos de discussão entre docentes, estudantes e investigadores para a preparação e gestão mais eficientes de projetos criativos e interdisciplinares.