Implementação de alertas no sistema de gestão académica FenixEdu
Como todas as Escolas da ULisboa utilizam o sistema de gestão académica FenixEdu, é possível a definição e implementação de um sistema automático de deteção de estudantes que apresentam um rendimento académico abaixo do esperado.
Este sistema de alertas vai permitir, de forma atempada, sinalizar os estudantes que necessitam de um acompanhamento próximo, não só para minimizar o risco de abandono, mas também para que possam ultrapassar as dificuldades que os conduziram à situação de menor aproveitamento.
Um sistema de alerta com estas características pode ser especialmente importante para os estudantes que, nos primeiros anos no Ensino Superior, têm resultados abaixo do que esperavam e seguramente desejavam.
O objetivo desta atividade é o de implementar no sistema de gestão académica de todas as Escolas da ULisboa um sistema de alertas semelhante ao que já foi desenvolvido no Instituto Superior Técnico e que é designado por sistema BRAC (sistema de deteção de estudantes com Baixo Rendimento Académico) e que foi distinguido pelo EUSUM – European Observatory on Good Practices in Strategic University Management, como uma Boa Prática no Ensino Superior Europeu.
No sistema que se propõe, todos os semestres são identificados os estudantes cujo rendimento académico é inferior a um valor pré-definido. Estes estudantes recebem uma mensagem de correio eletrónico (gerada de forma automática) alertando-os para a sua realidade académica e apresentando um conjunto de apoios, disponibilizados pela Escola e pela ULisboa, aos quais podem recorrer para que possam reverter a situação e melhorar o seu rendimento académico.
A lista de estudantes é também enviada a cada Coordenador/Diretor de curso com o intuito de poderem ser desenvolvidas as ações que se afigurem como mais adequadas para promover o seu desempenho académico, tendo em conta o número de casos identificados pelo sistema e a sua expressividade face ao número total de estudantes do ciclo de estudos em causa.
O desenvolvimento desta ferramenta será acompanhado pelo Departamento de Informática da Reitoria da ULisboa e contará com o necessário contributo da entidade responsável pela manutenção e o desenvolvimento do sistema FenixEdu.