Passar para o conteúdo principal

Pavilhão de Portugal

Pavilhão de Portugal

O edifício do Pavilhão de Portugal foi construído para integrar a Expo’98, tendo recebido o Prémio Valmor nesse ano. Está classificado como Monumento de Interesse Público. Projetado pelo arquiteto Siza Vieira, constitui um marco icónico que subsiste da exposição, estando localizado numa zona privilegiada junto ao rio.

A sua configuração apresenta dois corpos: um edifício, que se desenvolve em torno de um pátio, e uma enorme praça coberta por uma imponente pala de betão suspensa por cabos de aço, definida por dois pórticos de betão.

Apesar de se pretender, desde a sua conceção, que o edifício perdurasse após o certame, as suas funções não haviam sido estipuladas claramente no início. Desde então, funcionou predominantemente como espaço expositivo, tendo também albergado restaurante, cafetaria e bar.

A ULisboa pretende a reabilitação e manutenção do espaço, vocacionando-o como centro de investigação e promovendo diversas atividades de divulgação de ciência, arquitetura e promoção da lusofonia.

Data de Construção / Inauguração
1998

Contactos

Morada

Cais Português
1990-221 Lisboa
Portugal