EIT Health
É composto por aproximadamente 140 parceiros de diversos países europeus, contando com empresas nas áreas das tecnologias da informação e comunicação (TIC), ou fornecedoras de equipamentos, prestadores de cuidados de saúde públicos e privados, organismos do poder local, universidades e centros de investigação.
A sede do EIT Health encontra-se em Munique e os parceiros estão divididos em 6 Co-Location Centres (UK/Ireland; Scandinavia; Spain; France; Germany/Switzerland; Belgium/Netherlands) e no EIT Health Innostars, sendo este um conjunto de clusters regionais que procura maximizar o potencial de surgimento de clusters inovadores (Croácia, Hungria, Polónia, Itália e Portugal).
A sua estratégia baseia-se no chamado triângulo do conhecimento, integrando a formação com os projetos de inovação e a criação e aceleração de empresas. Com um orçamento de aproximadamente 2 mil milhões nos próximos anos, o EIT Health procura inovar de forma a contribuir com novos produtos, conceitos e serviços numa estratégia voltada para o mercado. Desta forma espera-se um contributo para a melhoria da qualidade de vida dos cidadãos europeus e a promoção da sustentabilidade dos sistemas de saúde num contexto de alterações demográficas marcadas pelo envelhecimento da sociedade europeia.
As atividades previstas, em fase de crescimento, deverão atingir em 2018:
- O apoio ao surgimento de 90 novos produtos/serviços anualmente;
- A criação de 70 start-ups;
- A participação de 1 milhão de estudantes nos programas educacionais online;
- A incubação de 140 novas ideias de negócio.
Universidade de Lisboa no EIT Health
A Universidade de Lisboa está envolvida no EIT Health Innostars. O nó de Lisboa é composto ainda pela Câmara Municipal de Lisboa, GLINTT, Centro Hospitalar de Lisboa Norte (Centro Académico de Medicina de Lisboa) e Universidade de Évora.
Através da sua capacidade de ligação entre a área das Ciências da Saúde e as TIC, a Universidade de Lisboa pretende posicionar-se com foco nos domínios da saúde pública e medicina personalizada, cruzando atividades dos diversos centros de investigação e escolas da Universidade.
Projetos em curso na ULisboa em 2017
Frailty, Falls, and Functional Loss Education, coordenado pela Faculdade de Motricidade Humana
Master programme in Technological Innovation in Health, com a participação do Instituto Superior Técnico
MSc Innovation in Health Care – EIT Health Integrated Master Programme, com a participação da Faculdade de Ciências
Parcerias
Ligações Úteis
Informação Relacionada