Projeto de Promoção de Sucesso e de Redução de Abandono no Ensino Superior

Monitorização da Carga de Trabalho ao longo do semestre

Está a ser desenvolvida uma ferramenta de Monitorização da Carga de Trabalho ao longo do semestre. Com base na informação relativa aos momentos de avaliação e os trabalhos e projetos a realizar ao longo do semestre, é gerado um “dahsboard” informativo com vários filtros de utilizador (unidade curricular, semestre, ano, curso).

Esta ferramenta permite uma interação avançada e visualização imediata da estimativa da carga de trabalho para cada unidade curricular, curso, semestre ou ano. Esta é uma ferramenta que pode auxiliar os coordenadores/diretores de curso e os estudantes delegados na identificação de potenciais situações de desequilíbrio de trabalho ao longo do período letivo.

Pretende-se com esta atividade consolidar o desenvolvimento e a implementação desta ferramenta e disponibilizá-la a todas as Escolas da ULisboa. Para além do investimento em programação necessário para a conclusão do desenvolvimento da versão preliminar, é necessário que em cada Escola sejam definidos critérios e medidas de esforço, em função das suas especificidades.

O objetivo desta linha de ação é ter, no final do período coberto por este financiamento, a versão final do software devidamente desenvolvida. Pretende-se que o mesmo esteja a ser utilizado em versão piloto em três Escolas da ULisboa.