Passar para o conteúdo principal
Reitor Luís Ferreira

Mensagem do Reitor

Atualmente, as universidades não podem deixar de ter uma visão internacional. Têm de recrutar os melhores estudantes, os melhores professores e os melhores investigadores e competir com as suas congéneres a nível mundial. Assim o exige a resposta ao vasto leque de questões globais complexas, destacadas pelos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas, a qual requer um forte empenho e uma cooperação a nível global das universidades mais apetrechadas, no grande propósito de contribuir decisivamente para um mundo melhor.

A parceria entre a Universidade de Lisboa e a Shanghai University, com o objetivo de criação da ULisboa School em Xangai, enquadra-se neste objetivo. A ligação entre as duas instituições, unindo Portugal e China, pode servir de modo exemplar uma cooperação global. Não apenas a ULisboa se internacionaliza em Portugal, reunindo no nosso país talentos provenientes de todo o mundo, como aprofunda a sua internacionalização no exterior, acedendo a conhecimentos que emergem num país em rápido crescimento e trocando experiências com universidades em grande expansão.

Portugal e o mundo enfrentam hoje grandes desafios. Nenhum deles pode ser superado sem mais conhecimento, sem mais ciência, sem mais inovação. Mas esses desafios também necessitam de uma crescente cooperação a nível mundial, porque são globais e requerem soluções conjuntas. O envolvimento e a participação ativa da universidade são essenciais para que tal seja possível. A ULisboa procura ser uma instituição virada para o futuro, dialogando com o exterior e contribuindo para um mundo melhor. Lisboa deve estar aberta ao mundo – e, neste caso, ter uma voz em Xangai.