Identidade
A marca ULisboa representa a aliança entre a forte herança clássica das duas instituições que a antecederam: uma instituição com história, com todas as áreas do saber, serviços variados, centrada nas pessoas, situada na Cidade de Lisboa e com as portas abertas para Portugal e para o mundo.
A implementação de um sistema de identidade visual contribui para aproximar a Universidade à Sociedade e, de forma coerente, consolidar o seu posicionamento, diferenciação e imagem (de marca).
A marca ULisboa representa a aliança entre a forte herança clássica das duas instituições que a antecederam: uma instituição com história, com todas as áreas do saber, serviços variados, centrada nas pessoas, situada na Cidade de Lisboa e com as portas abertas para Portugal e para o mundo.
No sentido de consolidar a imagem de marca da ULisboa numa base identitária corporativa sólida, coerente, inovadora, credível e atrativa foi desenvolvido um Sistema Gráfico, orgânico, flexível e integrador dos organismos que agrega, em torno de referentes iconográficos da cidade de Lisboa e da cultura portuguesa: o mar, a aventura, orientação, descoberta, sabedoria; contribuindo para a aproximação da Universidade à sociedade.
Para promover e facilitar a compreensão das regras de utilização da Identidade Visual da instituição, a Universidade de Lisboa (ULisboa) disponibiliza um Manual de Normas Gráficas dirigido a toda a comunidade académica, mas também à sociedade em geral.
O cumprimento destas normas é muito importante para a comunicação efetiva da marca, o seu posicionamento e diferenciação, sendo fundamental que a utilização dos elementos obedeça, com todo o rigor, às regras nele apresentadas.