Projeto de Promoção de Sucesso e de Redução de Abandono no Ensino Superior

Apoio à integração dos estudantes no Ensino Superior

O alargamento da rede de Ensino Superior tem permitido a captação de um maior número de estudantes nacionais e internacionais com necessidades e especificidades diferentes. O ingresso na Universidade é vivido como o início de uma nova fase da vida adulta, sendo muitas vezes acompanhado pela deslocalização geográfica e pela alteração da rede de amigos e rede familiar de apoio.

Face a esta realidade, a Universidade de Lisboa está a desenvolver um conjunto de atividades direcionadas aos estudantes que ingressam pela 1.ª vez no Ensino Superior, procurando dotá-los de competências pessoais lhes permitam encarar a vida, social e académica, com maior tranquilidade, superando os desafios, potenciando, simultaneamente, o sucesso académico.

A par do Centro de recursos para Docentes com conteúdos didáticos relativos a grupos de alunos com condições específicas, para a promoção da sua integração, participação e sucesso académico, a ULisboa disponibilizará:

• Workshops a realizar nas diferentes Escolas em torno das seguintes temáticas:
  • Acesso a App para planificação de atividades, regulação de esforço e monitorização do estudo.
  • Acesso a App “Desafio dos 21 dias para a eficácia”.
  • Vídeos com testemunhos de estudantes sobre os desafios que encontraram no ingresso no ensino superior, as abordagens que resultaram e as que não resultaram, bem como partilha de estratégias de superação.
  • MOOC (massive open online course) sobre métodos de estudo.
  • MOOC “Vou ter uma avaliação e agora?" com ferramentas para apoio a condições específicas e saúde mental.
  • Podcast sobre temáticas relevantes para a integração no novo meio (ex: O jogar e a faculdade; Processos de autoexclusão; Redes sociais; O sono e a produtividade; Isolamento social; Regulação emocional; Processos de evitamento; Quando devo pedir ajuda?).
  • Evento sobre resiliência - Como gerir o insucesso/fracasso?