Desenvolvimento Pedagógico para Docentes
O Ensino é um dos pilares essenciais da ULisboa (ULisboa). Sentimos a enorme responsabilidade de proporcionar aos jovens que escolhem a nossa Universidade para completar os seus estudos uma formação que os capacite para poderem enfrentar, como cidadãos conscientes, responsáveis, tecnicamente bem preparados e eticamente exemplares, os grandes desafios que a humanidade vai enfrentar nos próximos tempos e que possam contribuir de forma empenhada para o avanço e o bem-estar da Sociedade.
Cientes da relevância que a qualidade do ensino tem na formação dos nossos estudantes, e reconhecendo que a melhoria dos processos de ensino e aprendizagem são essenciais para que seja possível diminuir as taxas de abandono e insucesso escolar, a ULisboa tem promovido um conjunto de iniciativas que constituem um plano integrado para o Desenvolvimento Pedagógico de Docentes.
São objetivos deste plano:
- a promoção da formação pedagógica para docentes, no início e ao longo de toda a carreira;
- a promoção da inovação pedagógica;
- a contribuição para a criação de grupos de trabalho, promovendo a capacitação pedagógica dos docentes e a partilha de ideias e metodologias;
- a colaboração em projetos de inovação pedagógica a nível nacional e internacional.
O plano para o Desenvolvimento Pedagógico de Docentes engloba várias componentes e atividades, algumas consolidadas há algum tempo, outras correspondendo a novidades que se pretendem introduzir no curto prazo.
Há um conjunto de atividades globais, organizadas e dinamizadas diretamente pela Reitoria. Neste conjunto incluem-se as Jornadas Pedagógicas, os Prémios de Inovação Pedagógica e os Projetos de Inovação Pedagógica.
As atividades de formação pedagógica são uma componente essencial deste plano. Nelas se incluem a Formação Pedagógica para Docentes em Início de Carreira e os Ciclos Regulares de Formação, que geralmente ocorrem no final de cada um dos semestres letivos. Estas formações devem ajustar-se às necessidades sentidas e reportadas pelos docentes, sendo o elenco de cursos oferecidos revisto e ajustado anualmente.
Os docentes que já tenham frequentado ações de formação pedagógica podem recorrer a um apoio especializado, disponibilizado através da “Consultoria Pedagógica”, que lhes permita melhorar o seu desempenho pedagógico ou então implementar práticas pedagógicas alternativas e inovadoras.
Para fomentar a salutar partilha de práticas pedagógicas e promover o espírito identitário da ULisboa, será mantida a aposta no programa de observação de aulas entre pares através do projeto “Observar e Aprender”.