Passar para o conteúdo principal
Observar e Aprender

Observar e Aprender

O projeto consiste na observação de aulas entre professores de diferentes áreas científicas da Universidade de Lisboa, organizados em pequenos grupos de observação (quartetos).

Observação de aulas como prática indutora de aprendizagem e desenvolvimento profissional docente

A prática pedagógica e os saberes docentes podem ser melhorados através do feedback recebido pelo observado, mas também a partir da atividade como observador, num esquema de observações em que os docentes participantes são voluntários e em que o anonimato e a confidencialidade se encontram assegurados.

Modo de Funcionamento

O modelo de observação de pares proposto tem como base um quarteto constituído por docentes, oriundos de diferentes Escolas e formando grupos de trabalho nos quais todos os intervenientes observam (duas vezes) e são observados (duas vezes). Após cada aula observada é feita uma reflexão individual e de grupo, e dado feedback sobre a aula.

Quartetos de observação:

Docentes de diferentes áreas científicas;
Docentes de diferentes Escolas da ULisboa;
Observação de, pelo menos, 2 aulas e ser observado por pelo menos 2 colegas;
Reflexão conjunta após cada observação e feedback sobre a prática pedagógica observada;
Cada quarteto tem um membro que é o interlocutor.
Realizar-se-á no início de cada semestre um seminário para a preparação das tarefas de observação e para a partilha dos principais resultados alcançados no decurso do semestre anterior.

 

Envolvimento e a participação crescente de professores da ULisboa

Após a realização de 20 edições bem sucedidas foi possível contar com a participação ativa de 309 docentes das 18 Escolas da Universidade de Lisboa.
A equipa que coordena este projeto propõe-se assegurar a continuação desta iniciativa. O objetivo continua a ser o de assegurar o envolvimento e a participação ativa de um número crescente de docentes da ULisboa.

Mais informações

21.ª Edição - 2024/25

1 de outubro de 2024 — 15h00-17h15
Faculdade de Medicina Veterinária da ULisboa – Auditório B

A participação é gratuita, sendo necessário realizar inscrição.

Evento

A prática pedagógica e os saberes docentes podem ser melhorados através da observação de aulas entre pares, quer a partir do feedback recebido pelo observado, mas também a partir da atividade como observador.

Nesta formação procuraremos:

Analisar práticas de observação entre pares, considerando diferentes dimensões, processos e estratégias de observação; 
Analisar tipos e funções do feedback sobre a prática pedagógica observada.
A observação de aulas entre pares, o feedback e a reflexão constituem práticas indutoras de desenvolvimento profissional docente.

Nota Biográfica
Joana Viana é Professora Auxiliar no Instituto de Educação da Universidade de Lisboa. Licenciada e mestre em Ciências da Educação, e doutorada em Educação, na área de especialização em Teoria e Desenvolvimento Curricular, pelo Instituto de Educação, da Universidade de Lisboa. É membro integrado da UIDEF, do Instituto de Educação da Universidade de Lisboa e investigadora associada do Núcleo de Leiria do CICS.NOVA. Tem desenvolvido trabalho nas áreas de pedagogia do ensino superior, currículo e desenvolvimento curricular, formação de professores e tecnologias educativas. É nesse âmbito que tem desenvolvido o seu trabalho de investigação e realizado várias publicações. É membro de equipas de investigação de diversos projetos nacionais e internacionais e Perita Externa do Instituto de Educação ao abrigo do Programa TEIP da DGE-ME.

Dias e horários propostos para a formação: 
10 de outubro (16h00 - 18h30) e 11 de outubro (10h00 - 12h30)

Limite máximo: 
20 pessoas

Local:
Sala Empreender - TTC@ULisboa

Inscrição

Imagem
PRR

Edições Anteriores

FORMAÇÃO:
Observação de aulas entre pares: partilha de práticas, feedback e aprendizagem profissional

A prática pedagógica e os saberes docentes podem ser melhorados através da observação de aulas entre pares, quer a partir do feedback recebido pelo observado, mas também a partir da atividade como observador.

Nesta formação procuraremos:

Analisar práticas de observação entre pares, considerando diferentes dimensões, processos e estratégias de observação; 
Analisar tipos e funções do feedback sobre a prática pedagógica observada.
A observação de aulas entre pares, o feedback e a reflexão constituem práticas indutoras de desenvolvimento profissional docente.

Nota biográfica
Joana Viana é Professora Auxiliar no Instituto de Educação da Universidade de Lisboa. Licenciada e mestre em Ciências da Educação, e doutorada em Educação, na área de especialização em Teoria e Desenvolvimento Curricular, pelo Instituto de Educação, da Universidade de Lisboa. É membro integrado da UIDEF, do Instituto de Educação da Universidade de Lisboa e investigadora associada do Núcleo de Leiria do CICS.NOVA. Tem desenvolvido trabalho nas áreas de pedagogia do ensino superior, currículo e desenvolvimento curricular, formação de professores e tecnologias educativas. É nesse âmbito que tem desenvolvido o seu trabalho de investigação e realizado várias publicações. É membro de equipas de investigação de diversos projetos nacionais e internacionais e Perita Externa do Instituto de Educação ao abrigo do Programa TEIP da DGE-ME.

Dias e horários propostos para a formação: 
2 abril (16h00-18h30) e 5 abril (10h00-12h30)

Limite máximo: 
20 pessoas

Local:
Sala dos Reitores, Reitoria da ULisboa

20.ª Edição Observar e Aprender | 10 anos de observações de aulas entre pares na ULisboa (2014-2024)

Evento

Informação Relacionada