Igualdade e Inclusão
A igualdade de género e a redução das desigualdades são dois dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) definidos pela Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU). Trata-se de um debate atual e importante para a construção da sociedade, ao qual a Universidade de Lisboa não é alheia, estando claramente enunciado na sua Carta de Direitos e Garantias.
Para aprofundar a sua atuação nesta área, a ULisboa lançou em 2022 um Plano para a Igualdade de Género, Inclusão e Não Discriminação, com o objetivo de desenvolver uma estrutura, uma cultura e um conjunto de ações que permitam criar e monitorizar a igualdade de oportunidades e a redução de desigualdades, incluindo as decorrentes do género.
Ao mesmo tempo, criou a Rede para a Igualdade de Género, Inclusão e Não Discriminação (RIIND) da ULisboa, para acompanhar as medidas associadas à implementação do plano. Esta rede, que integra um representante de cada Escola, dos Serviços Centrais e dos Serviços de Ação Social, tem ainda por missão promover a troca de experiências, ações e recomendações, por forma a contribuir para uma universidade inclusiva no seu todo.
A ULisboa é ainda parceira em iniciativas internacionais nesta área, como o projeto Erasmus + da rede Unite!, em particular o seu trabalho sobre diversidade, inclusão e bem-estar. Outra iniciativa é o projeto Erasmus + Inclusion, Diversity and Equity in Mobility (IDEM), que tem em vista promover a mobilidade internacional dos estudantes mais vulneráveis.