Cerimónias Académicas
Herdeiras da tradição académica secular da Universidade de Lisboa (ULisboa), as sessões de Abertura do Ano Académico e de outorga de insígnias de Doutor Honoris Causa são algumas das cerimónias solenes mais carismáticas realizadas regularmente na Universidade.
Abertura do Ano Académico
A Cerimónia de Abertura do Ano Académico realiza-se, anualmente, no primeiro trimestre de cada ano letivo. De elevado carácter simbólico, com o habitual cortejo académico, esta cerimónia presidida pelo Reitor, assinala o início de um novo ano escolar reunindo docentes, estudantes e funcionários na Aula Magna da Reitoria. Alguns dos momentos mais relevantes da Cerimónia, ganham expressão no Discurso de Abertura, proferido pelo Reitor da ULisboa, no Discurso do Estudante e no Discurso do Funcionário.
Outorga de insígnias de Doutor Honoris Causa
Cerimónia onde a Universidade de Lisboa concede um título de honra a uma personalidade de grande destaque e/ou importância pelo seu trabalho em determinadas áreas, como nas artes, na literatura, na política ou promovendo a paz. O indivíduo recebe esse título pelas suas virtudes, pelos seus méritos ou atitudes e a pessoa homenageada irá receber o mesmo tratamento e desfrutar dos mesmos privilégios como se tivesse feito um doutorado académico convencional. O prestígio da Universidade ao atribuir o Doutoramento Honoris Causa a uma personalidade, geralmente de âmbito internacional, fica bastante enriquecido, porque, a partir daquele momento, esta pessoa fará parte do corpo de Doutores.
Cultura
Informação Relacionada