Passar para o conteúdo principal

Allan Williams

Honoris Causa
Função
Professor Catedrático de Turismo e Estudos de Mobilidade
País
Reino Unido
Proponente
Instituto de Geografia e Ordenamento do Território
Data de atribuição
Allan Williams
Nota Biográfica

Allan Williams, geógrafo de formação e atualmente Professor Catedrático de Turismo e Estudos de Mobilidade na University of Surrey (RU), é uma personalidade académica de grande prestígio internacional, não apenas no seio da comunidade geográfica, mas também no das ciências sociais, economia regional, turismo e estudos europeus. Mantém, desde há mais de quatro décadas, colaborações regulares com a escola de Geografia da Universidade de Lisboa.

Como investigador, tem-se interessado por diversas temáticas, sendo de salientar: geografia humana; desenvolvimento regional; desenvolvimento económico e mobilidade; turismo; migrações internacionais e retorno; e inovação, empreendedorismo e produtividade.

A sua produção científica inclui, designadamente, a autoria/coautoria de 29 livros, 91 capítulos de livros, 144 artigos em revistas com refree. Foi fundador e co-editor da European Urban and Regional Studies (1994-2009), da Tourism Geographies (1999-2016).

É membro do Conselho Editorial de 7 revistas científicas: O mérito científico do Professor Allan Williams tem sido reconhecido e distinguido muitas vezes e sob diversas formas, sendo de salientar que foi: i) Membro da Royal Geographical Society (tendo sido Chair do Research Groups Sub-Committee e presidente da Annual Conference 2005), da Academy of Social Science e da International Academy for the Study of Tourism; ii) Membro de pleno direito dos Grupos de Estudo sobre “Turismo Sustentável” e sobre “Globalização, Turismo, e Lazer” da International Geographical Union e do European Consortium for Cultural Research;. iii) Membro de vários comités do Economic and Social Research Council, incluindo o Research Grants Board e 'One Europe or Several' Commissioning Panel”; iv) Membro de vários painéis de atribuição de bolsas de investigação, designadamente no Reino Unido, Portugal, Holanda, Itália, República Checa e Canada. Em 1995, recebeu o Royal Geographical Society 'Edward Heath Award.