António Emílio Peixoto de Vasconcelos Tavares

Data de atribuição
Avatar padrão
Nota Biográfica

Licenciado em Medicina pela Faculdade de Medicina (FM) da ULisboa, em 1969, António Vasconcelos Tavares foi admitido em 1978 como professor auxiliar da então designada Escola Superior de Medicina Dentária de Lisboa. Com mestrado da Faculdade de Medicina Pitié-Salpêtrière de Paris VI, exerceu aí funções de assistente e professor convidado.

Em 1994 defendeu na FM a sua tese de doutoramento, na qual, com assinalável impacto científico internacional, demonstrou o potencial da utilização da cerâmica de zircónio como biomaterial passível de osteointegração.

De 2002 a 2009 foi Diretor da FMD. Depois da sua passagem pela direção da Escola, exerceu o cargo de presidente do Conselho de Escola até à sua jubilação, em julho de 2015. Foi ainda Pró-Reitor (2002 a 2009) e Vice-Reitor (2009 a 2013) da ULisboa.

É autor de numerosos artigos, livros e capítulos de livros sobre medicina dentária e história da medicina dentária em revistas nacionais e internacionais de referência. A sua notoriedade nacional e internacional reflete-se nos diversos cargos que ocupou, sendo de destacar o de Presidente da Association Stomatologique Internationale (1994 a 2000) e o de consultor da Direção-Geral da Saúde (1996 a 2001). É Doutor Honoris Causa pela Universidade de Medicina e Farmácia Grigori T. Popa, em Iasi na Roménia (março 1999).