João Paulo de Carvalho Dias

Data de atribuição
Avatar padrão
Nota Biográfica

João Paulo de Carvalho Dias iniciou a sua investigação em Matemática no Centro de Estudos Matemáticos de Lisboa, sob a direção de J. Sebastião e Silva, e obteve o Doctorat d’État em Paris sob a orientação de J.-L. Lions em 1971. Como investigador na área de Análise Não Linear e Equações com Derivadas Parciais, integrou o Instituto de Física e Matemática e, posteriormente em 1977, o Centro de Matemática e Aplicações Fundamentais. É membro da Academia das Ciências de Lisboa desde 1990 e foi nomeado Oficial da Ordem de Santiago de Espada em 2000. Editor e diretor, entre 1996 e 2007, da Portugaliae Mathematica, teve um papel decisivo na recuperação da revista desde 1978. Como Professor-- Investigador, bateu-se pela criação de melhores condições para a investigação na Universidade e pelo surgimento de jovens talentos em Matemática e áreas afins, em particular, através do Programa Gulbenkian de Estímulo à Investigação. Professor na Faculdade de Ciências desde 1976, dinamizou uma geração de professores-investigadores que, nos finais do século XX, promoveram uma renovação da Matemática em Portugal.